Grande Curitiba

Secretaria de Educação intensifica Protocolos de Biossegurança em todas instituições de ensino com retorno das aulas

Reuniões acontecem periodicamente com comunidade escolar e profissionais da Educação para devido controle da transmissão da Covid-19 nas salas de aula
23 de julho de 2021 às 16:57
(Foto: izusek/Getty Images)

COM ASSESSORIAS – Com a volta às aulas – nesta quarta-feira (21/07) – com o ensino híbrido/presencial, reuniões e diálogos vêm acontecendo com a comunidade escolar, entre os profissionais da Educação e, principalmente, com os estudantes.

A Secretaria Municipal de Educação adotou todas as medidas de biossegurança contra a Covid-19 para atender os alunos e os profissionais da área. Os estudantes participam de atividades presencias de forma escalonada, ficando alguns dias em atividades na escola e outros em casa (remoto). O escalonamento ocorrerá quinzenalmente e depende do número de estudantes de cada sala de aula, que optaram pelo retorno.

Este retorno vem acontecendo de maneira gradual, sendo que nos dias 21, 22 e 23/07 foram realizadas reuniões presenciais nas escolas municipais para que as famílias que optaram pelo mesmo fiquem cientes dos protocolos de biossegurança contra a pandemia, e para que possam acompanhar a organização que cada instituição de ensino estruturou para o assertivo funcionamento das atividades escolares.

Há medidas de prevenção desde à entrada nas instituições de ensino, como aferição de temperatura, disponibilização de álcool gel 70%, separação entre as carteiras, entrada e saída dos alunos escalonadas (por microfone); pais e familiares não entram nas escolas, bebedouros estão todos desativados, o uso dos banheiros também se dá de forma escalonada, há adesivos nas cadeiras para o efetivo distanciamento social, bem como limpeza com água sanitária constante nos tapetes, pisos e locais com maior circulação de pessoas (principalmente); os lanches são distribuídos nas salas de aula: os alimentos são colocados em potes tampados e separados por tipo de produto, sendo o deslocamento realizado pelas merendeiras.

LOGÍSTICA – Os professores estão trabalhando com todos os cuidados sanitários. Na hora da alimentação, por exemplo, os mesmos servem os alunos, com os pratos prontos e respectivos talheres, sempre com integral higienização por parte de todos. O recreio externo funciona de forma escalonada, sem permissão de lanchar nos horários estipulados. Lanche somente nas salas de aula. Os pátios estão demarcados com um X sinalizando o local que cada criança poderá ocupar.

O uso da máscara de proteção respiratória é obrigatório dentro das instituições de ensino, no transporte escolar, em todo o percurso de casa até a escola. As máscaras deverão ser trocadas se estiverem úmidas ou quando for necessário, com as máscaras extras que os estudantes deverão levar à escola.

OBSERVAÇÃO – As instituições de ensino estão equipadas e estruturadas se acontecer algum surto da Covid-19 nos locais (três ou mais casos confirmados por RT-PCR). Os surtos são caracterizados em casos de indivíduos positivos por RT-PCR com vínculo temporal, ou seja, casos que ocorram em menos de 14 dias entre eles e em condições sugestivas de que a transmissão ocorreu no local de trabalho. O RT-PCR é o teste mais recomendado por permitir a detecção precoce do surto e enquanto os indivíduos ainda estão transmitindo o vírus.

Diante de surtos, os profissionais das escolas deverão investigar as ocorrências de contatos próximos ao caso índice (já conhecido) e encaminhar esses trabalhadores ao Centro Médico Hospitalar do município – preparado para receber somente casos da Covid-19, ou para outros serviços de saúde de preferência do profissional, além de permanecer em isolamento. Após esses casos, a instituição de ensino será toda higienizada, como classifica os protocolos sanitários.

CRONOGRAMA:

26/07 – Retorno dos 5º anos, Salas de Recursos, Programas e Atendimentos do CEMAE e a EJA.
02/08 – Retorno dos 4º anos e Classes Especiais.
09/08 – Retorno dos 3º anos.
16/08 – Retorno dos 2º anos.
23/08 – Retorno dos 1º anos.
30/08 – Retorno do Infantil 4 e Infantil 5 e Escolas Especiais.
ATENÇÃO – Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIS – aguardar data.