Grande Curitiba

Secretaria Municipal de Saúde divulga Programa de Combate ao Tabagismo

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam que o uso do cigarro mata mais de 8 milhões de pessoas por ano em todo o mundo. Desse total, em torno de 7 milhões de mortes são resultado do hábito de fumar e 1,2 milhão é composto por um grupo de não fumantes expostos passivamente à fumaça do cigarro
4 de agosto de 2021 às 17:23
(Foto: Reprodução/internet)

COM ASSESSORIAS – A equipe do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) de Campo Largo informa sobre o Programa de Combate ao Tabagismo desenvolvido gratuitamente à população campo-larguense.

A Secretaria Municipal de Saúde atua no programa com o objetivo de destinar e ajudar as pessoas que desejam parar de fumar, fornecendo as informações e estratégias necessárias. O serviço é realizado no CAPS AD e consiste em quatro sessões, 1 vez por semana, por um período de 4 semanas.

Fumantes possuem uma expectativa de vida, em média, dez anos menor. Você pode viver mais e melhor sem cigarro. Parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida, mesmo que você já esteja com alguma doença causada pelo cigarro. Quanto mais cedo você parar de fumar, menor o risco de adoecer.

BENEFÍCIOS DE PARAR DE FUMAR:

Veja alguns benefícios para a saúde quando você decide parar:

– Após 20 minutos – a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;

– Após 2 horas – não há mais nicotina circulando no sangue;

– Após 8 horas – o nível de oxigênio no sangue se normaliza;

– Após 12 a 24 horas – os pulmões já funcionam melhor;

– Após 2 dias – o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida;

– Após 3 semanas – a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora;

– Após 1 ano – o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.

TODAS AS FORMAS DE TABACO SÃO LETAIS – Você sabia que não existe um produto de tabaco que seja melhor ou pior do que os outros? A fumaça do tabaco contém mais de 60 compostos e substâncias químicas que provocam câncer.

Invista seu dinheiro em atividades saudáveis e prazerosas e faça uma coisa boa por você, ao invés de fumar. Assim você melhora o seu estado de saúde e sua qualidade de vida, reduz o risco de morte prematura e pode aumentar em até 10 anos a sua expectativa de vida.

Fumar não danifica somente a sua saúde, mas de outras pessoas próximas. Não fumantes expostos ao fumo passivo correm risco de desenvolver câncer de pulmão.

O tabagismo passivo é a inalação da fumaça de derivados do tabaco, tais como cigarro, charuto, cigarro de palha, cachimbo, narguilé e outros produtores de fumaça, por pessoas que não fumam, mas que convivem com fumantes.

A fumaça do tabaco contém mais de 7 mil compostos e substâncias químicas e pode provocar desde reações alérgicas, como rinite e tosse, até infarto, câncer de pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica. As crianças e bebês são mais suscetíveis ao tabagismo passivo.

TABACO E O CÂNCER –
O uso do tabaco é responsável por 25% de todas as mortes por câncer no mundo.

A Organização Mundial da Saúde aponta que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Mais de 7 milhões dessas mortes resultam do uso direto desse produto, enquanto cerca de 1,2 milhão são de não fumantes expostos ao fumo passivo.

Além de estar associado às doenças crônicas não transmissíveis, o tabagismo também contribui para o desenvolvimento de outras enfermidades, tais como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras.

O tabagismo causa sofrimento para você e para a sua família. Sempre é tempo de parar de fumar.

NARGUILÉ – Fumar narguilé é tão prejudicial quanto as demais formas de tabaco. A fumaça do narguilé contém alto nível de substâncias tóxicas e cancerígenas, assim como o cigarro e outros produtos derivados de tabaco. Uma sessão de narguilé dura em média de 20 a 80 minutos, o que corresponde à exposição dos componentes tóxicos presentes na fumaça de aproximadamente 100 cigarros.

PARAR DE FUMAR – Procure os serviços e ajuda de profissionais técnicos do CAPS AD no município. O tratamento é gratuito e você pode mudar sua perspectiva de vida e de sua família.

SERVIÇOS:

CAPS AD

Rua Joanin Stroparo, 114, Vila Bancária

Telefone: (41) 3393-1447