Grande Curitiba

Turismo de Aventura em Campo Largo

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Assuntos Interfederativos do município cita sobre uma das atividades do Turismo de Aventura: a Escalada
10 de agosto de 2021 às 17:11
(Foto: Divulgação/PMCL)

COM ASSESSORIAS – Com a pandemia, a procura por atividades em meio a natureza proporcionou ainda mais a experiência ao ar livre com a prática da escalada, do campismo, de pedaladas, caminhadas, entre outras atividades.

A escalada é uma prática muito comum dentro do Turismo de Aventura. É o esporte ideal para quem gosta de testar seus limites e também a resistência do próprio corpo. A prática consiste em escalar pedras e montanhas com o auxílio de equipamentos específicos. Mas é importante sempre buscar o auxílio de um profissional.

A escalada é um esporte em que o praticante utiliza braços e pernas para subir em blocos, falésias, paredões de rocha, gelo ou montanhas. Exige o máximo de força, concentração, técnica e adrenalina – aliás, são justamente esses fatores que conquistam cada vez mais adeptos, tanto no Brasil como em todo o mundo.

MODALIDADES – Existem várias modalidades de escalada: escalada de bloco, esportiva, artificial, indoor, tradicional, bigwall, alpina e em alta montanha (alpinismo). Em qualquer uma delas, a pessoa deve encontrar diferentes meios para ultrapassar os obstáculos, seja em montanhas ou na parede de uma academia.

Cada vez mais a atividade está conquistando seu espaço, bem como a participação nas olimpíadas, com a escalada olímpica, onde o esporte é uma das novas modalidades adicionadas nos Jogos Olímpicos de Tóquio; porém, essa competição já é muito popular em países europeus e asiáticos, realizado em grandes eventos.

Campo Largo é uma referência nacional na prática dessa modalidade esportiva, que também incentiva o desenvolvimento econômico do município através de empresas e indústrias que são referências no segmento, com mercado de acessórios, equipamentos de segurança e vestuário, abrangentes em todo o território nacional e internacional.

SEGURANÇA – Na prática da atividade esportiva, lembre sempre da segurança, com o uso adequado dos equipamentos, acessórios, entre outros, os quais precisam estar de acordo com a atividade esportiva escolhida e normas estabelecidas dentro da sua modalidade. Nenhum deles pode ser substituído ou estar gasto demais ou mesmo danificados, para que o aventureiro usufrua dessa experiência com segurança.