Grande Curitiba

Confira algumas orientações sobre como usar o Espaço Pet

Espaço específico para atividade física de animais tem vários brinquedos e deve ser utilizado sob supervisão do tutor
23 de agosto de 2021 às 17:51
Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O recém-inaugurado Espaço Pet, no Parque Cachoeira em Araucária, tem sido bastante procurado. Vários cães puderam brincar e se divertir no local sob o cuidado de seus responsáveis. A Secretaria de Meio Ambiente aproveita para reforçar as orientações para uso do espaço, para que seja bem aproveitado, fique organizado e confortável para todos usuários.

O Espaço foi projetado para uso público e tem capacidade para atender cerca de 10 cães ao mesmo tempo, ou seja, a estrutura deve ser compartilhada. Para que isso seja possível, os donos dos cães devem acompanhar seus pets durante todo o percurso, observando o comportamento dos cães. Cachorros de médio e grande porte precisam obrigatoriamente usar focinheira, como estabelece o Código de Posturas do Município de Araucária:

“Art. 74 É permitido o passeio de cães e outros animais de estimação em vias, logradouros públicos e praças abertas do Município com o uso adequado de coleira, guia, equipamentos adequados ao porte do animal e focinheira, no caso de raças agressivas, devendo ser conduzidos por pessoa com idade e força suficientes para controlar os movimentos do animal.”

Deve-se ficar alerta também porque todo proprietário será responsabilizado por danos e/ou agressões que seu animal cometer contra pessoas ou animais. A legislação prevê ainda que os donos façam a coleta imediata dos dejetos deixados pelos animais nas vias ou logradouros públicos. Por isso, recomenda-se que os tutores andem com sacolinhas plásticas para recolher os resíduos.

Sobre o tempo de uso, recomenda-se o bom-senso. Se o seu amigo já se divertiu e há fila de espera, ceda a vez para que outros animais possam brincar no local também. O circuito, além de ser um incentivo para a prática esportiva, ajuda na socialização dos animais e contribui para amenizar o estresse canino. Use com responsabilidade e colabore para que o espaço continue sendo um sucesso!