Grande Curitiba

Setembro Amarelo traz orientações e capacitação sobre prevenção ao suicídio

Secretaria de Saúde de Campo Largo integrou serviços com demais secretarias e agentes públicos para informar e orientar sobre causas e fatores e meios e estratégias de apoio para prevenção do suicídio.
28 de setembro de 2021 às 17:37
(Foto: Divulgação/PMCL)

COM ASSESSORIAS – Durante o mês de setembro a Prefeitura de Campo Largo, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou diversas ações em memória à Campanha Setembro Amarelo – mês dedicado à prevenção ao suicídio.

Nos últimos dias 17 e 28/09 os servidores da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social participaram de uma capacitação sobre prevenção ao suicídio, ministrada pelas equipes de Saúde Mental do CAPS II e CAPS AD. A ação foi realizada no auditório da prefeitura e foram abordados temas como: Dados Epidemiológicos, Fatores de Risco e Proteção, Mitos, além de estratégias para falar sobre o assunto.

Os agentes públicos ministraram em forma de capacitação informações aos profissionais que atuam direta e indiretamente nos atendimentos às famílias e aos cidadãos, nos casos no município, e foram reforçados os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde.

Durante todo este mês a prefeitura divulgou em suas mídias digitais oficiais várias informações sobre as causas e fatores que levam uma pessoa a pensar e a cometer o suicídio.

A Organização Mundial de Saúde explica que o suicídio é um fenómeno complexo que, através dos séculos, tem atraído a atenção de filósofos, teólogos, médicos, sociólogos e artistas. O ato em si é um problema grave de saúde pública e requer a atenção da sociedade como um todo.

Para abordar a educação de fato em saúde pública nesta área, é preciso primeiramente falar em medidas de prevenção e controle.

Dados da OMS indicam que a prevenção do suicídio, embora possível, envolve toda uma série de atividades que vão desde o proporcionar as melhores condições para criar e educar as crianças e adolescentes, passando pelo tratamento eficaz de perturbações mentais até o controle ambiental de fatores de risco.

A apropriada disseminação de informação e a consciencialização são elementos essenciais para o sucesso dos programas de prevenção do suicídio.

ATENDIMENTO – A Secretaria de Saúde do município disponibiliza serviços especializados em vários equipamentos públicos – totalmente gratuitos e de portas abertas.

Para atendimento, procurar serviços em qualquer Unidade Básica de Saúde do município (são 18 – inclusive no interior), no CAPS AD, CAPS II ou na Unidade de Saúde da Mulher e da Criança.

SERVIÇOS:

CAPS II
Endereço: Rua Joanin Stroparo, 114, Vila Bancária
Contato: (41) 3392-2232