Grande Curitiba

Desenvolvimento econômico do município cresce e há ofertas de empregos

Ainda com reflexos da pandemia, Campo Largo sai na frente e dribla a desaceleração do mercado com números positivos no setor de admissões de trabalhadores e oferta de ações para geração de renda e capacitação
20 de outubro de 2021 às 17:02
(Foto ilustrativa)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Assuntos Interfederativos vem promovendo ações para alavancar a volta do desenvolvimento do município.

Dentre as ações está a oferta de diversos cursos de capacitação, em parceria com instituições de ensino e aprendizado (como o Sebrae, Sesi, Senai), de forma gratuita, para a geração de renda e a retomada da economia local. A secretaria também desenvolve parceria com a Agência do Trabalhador do município, que oferta vagas de emprego diariamente a todos os públicos.

A Administração Municipal firmou um fundo de aval e facilitadores de crédito com instituições bancárias para fomentar o mercado aos MEI’s e às micros e pequenas empresas como forma de suporte e apoio, ante o momento da pandemia, que ocasionou a desaceleração econômica no município, no estado e em todo o país.

De acordo com dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) – referência utilizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego para acompanhar a situação da mão de obra formal no Brasil – a fim de levantar dados de geração de emprego e desemprego no país, com a divulgação dos percentuais do mês de agosto/2021, Campo Largo teve saldo positivo principalmente no acumulado dos 12 meses: foram 2.601 empregos gerados.

Somente no último mês divulgado houve 257 mais contratações que demissões, observando o comparativo com os anos anteriores em que os números mostram 1.073 empregos gerados de janeiro a dezembro de 2020, e somente 626 de janeiro a dezembro de 2019.

Hoje, a Agência do Trabalhador no município oferta 187 vagas de emprego à cidade.
O secretário da pasta, Christiano Souto Puppi, ressalta que com as diversas parcerias, com as oportunidades de cursos e qualificações gratuitas, há uma amplo e diverso impulso para a inserção ao mercado de trabalho local.