Posse da Presidência e Secretariado da Junta Militar Campo Largo é realizada

COM ASSESSORIAS – O prefeito municipal foi empossado na manhã desta quinta-feira (11/11), como Presidente da Junta Militar. No mesmo ato, foi empossada como Secretária da Junta Militar Campo Largo – JSM 002, a servidora pública municipal Irondina Cardoso de Abreu Malinowski.
A autoridade militar, 2º Tenente Alexander Pereira Dias, Delegado do Serviço Militar, por delegação do Sr. General de Brigada, Ronaldo Morais Brancalione, Comandante da 5ª Região Militar, realizou a posse de ambos títulos.
A cerimônia seguiu protocolos institucionais com a assinatura do Livro e Termos de Posse. O prefeito Maurício Rivabem, empossado Presidente da Junta Militar Campo Largo, ressaltou a importância do compromisso dos jovens homens para com a responsabilidade com o civismo e com a cidadania à Patria. Observou, ainda, que Campo Largo possui uma Junta Militar organizada e, principalmente, eficiente na prestação dos serviços online do segmento e oferece consultoria e direcionamento aos jovens por meio do secretariado da instituição.
Em seu discurso, o 2º Tenente Dias abordou os serviços que as Juntas Militares realizam nos municípios brasileiros, abordando aspectos históricos das responsabilidades do Exército Brasileiro como agente transformador de um país. “O Exército não atua somente com mãos armadas, somos responsáveis diretos da defesa da nação, como em casos de calamidades públicas, por exemplo. A partir do momento em que se veste uma farda do Exército Brasileiro, deixamos de representar somente a si e representamos um país inteiro”.
O 2º Tenente Dias ainda salientou sobre a importância do alistamento militar dos jovens e as consequências do não alistamento.
SERVIÇOS – O alistamento militar deve ser feito nos primeiros seis meses (janeiro a junho) do ano em que o jovem completa 18 anos de idade. É realizado pelo site: www.alistamento.eb.mil.br ou presencialmente na Junta de Serviço Militar de cada município. Observa-se que os jovens portadores de necessidades especiais também precisam fazer o alistamento para posteriormente solicitar a “baixa”, caso necessário.
MAIS INFORMAÇÕES – O jovem que não realiza o alistamento dentro do prazo, além de multa, fica em débito com o Serviço Militar e não poderá efetuar as seguintes ações:
– Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
– Ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;
– Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;
– Prestar exame ou se matricular em qualquer estabelecimento de ensino;
– Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
– Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
– Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação;
– Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.
Para informações, a Junta de Serviço Militar de Campo Largo/002 fica localizada na sede do CAC (Centro de Atendimento ao Cidadão), em frente à sede da prefeitura. Atende em horário normal de expediente. Contato: (41) 3291-5031.