Grande Curitiba

Parceria entre Departamento de Turismo de Campo Largo e SENAR desenvolve Curso de Produção Artesanal de Alimentos – Panificação

26 de novembro de 2021 às 17:57
(Foto: Divulgação/PMCL)

COM ASSESSORIAS – Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Assuntos Interfederativos, ações de fomento ao empreendedorismo local para o Turismo são realizadas em parceria com instituições de ensino técnico e e de educação, de maneira gratuita, para atrair o maior número de pessoas interessadas em aprender novos ofícios e a gerar renda.

A iniciativa contempla o Plano de Retomada da Economia da cidade, “Em Frente Campo Largo”, na realização de atividades para o crescimento do desenvolvimento econômico e social do município, ante ao decréscimo nas relações comerciais que a pandemia ocasionou.

O Departamento Municipal de Turismo realiza ações como capacitações, cursos, visitas técnicas, articulação com empresários locais com o objetivo de alavancar o setor, uma vez que o município tem sólido potencial turístico a ser ampliado e desenvolvido, junto a empresários e empreendedores interessados na área.

O CURSO – PANIFICAÇÃO – Foi iniciado em 25/11 e será finalizado em 18/12/2021, contemplando três turmas divididas por datas específicas. Para o ano de 2022, a programação já foi planejada para atender mais cidadãos interessados em qualificação de currículo e inserção no mercado de trabalho.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Assuntos Interfederativos, Christiano Souto Puppi, reforça que as ações são pleiteadas por sua equipe com engajamento ao pleno desenvolvimento da cidade, em especial à geração de renda e ao fomento do setor turístico de Campo Largo. O Departamento de Turismo no município trabalha de maneira interligada com áreas que corroboram para o efetivo desenvolvimento local, como à área Ambiental, Social, Econômica e Cultural.

A diretora do Departamento de Turismo do município, Bernadeth Kulka, explica que o grande desafio dos empreendedores/empresários do setor é “como empreender” algo novo. “Nem sempre temos recursos financeiros e profissionais disponíveis para desenvolver um trabalho em conjunto. Por isso, um dos melhores caminhos é firmar parcerias com empresas, entidades ou pessoas que tenham objetivos comuns aos nossos e que possam agregar aos projetos que desenvolvemos. As parcerias públicas e privadas são fundamentais para o avanço do Turismo e a comunidade se envolve através dessas parcerias para atingirmos nosso maior objetivo que é qualificar, reestruturar e organizar uma determinada região ou local”, complementa a diretora.

O secretário destaca que o trabalho com as capacitações mostra a importância das parcerias para o desenvolvimento turístico local, para o desenvolvimento do capital humano, mostra a origem das políticas públicas de Turismo, seu elo com os parceiros e, principalmente, efetua ações para diminuir as dificuldades encontradas na viabilização do desenvolvimento das regiões para o potencial turístico, entre os setores público e privado.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Assuntos Interfederativos realiza o Curso de Produção Artesanal de Alimentos – Panificação junto ao Departamento de Turismo do município, junto ao SENAR/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e ao Sindicato Rural de Campo Largo.

Mais informações sobre novas parcerias para novos cursos e capacitações serão divulgadas nos canais oficiais da Prefeitura de Campo Largo.