Grande Curitiba

Departamento de Segurança do Trabalho e Defesa Civil realizam treinamento de prevenção a incêndios

Treinamento aconteceu na Casa Lar de Repouso Flavio Augusto Borges com apoio e atuação do Corpo de Bombeiros
2 de dezembro de 2021 às 17:38
(Foto: Divulgação/PMCL)

COM ASSESSORIAS – Foi realizada a ação de prevenção a incêndios e a acidentes de trabalho pelo servidor público municipal Alexandre Raposo – Técnico de Segurança do Trabalho da Prefeitura de Campo Largo nesta quarta-feira (01/12), com os servidores da Casa Lar de Repouso que fica localizada no centro da cidade.

A finalidade é atender todos os equipamentos e servidores que atuam nos órgãos públicos para a agenda do departamento na elaboração de ordens de serviço e treinamento aos colaboradores para educação preventiva de conflitos, mediante situações de acidentes no trabalho.

As ações e treinamentos são executados junto a programas de prevenção para a validação, na prática, de medidas previstas nos possíveis casos. No treinamento são promovidos debates, encontros, campanhas, avaliações, orientações, ajuda, supervisão, coordenação e informações gerais para primeiro prevenir e depois, caso aconteça uma situação de conflito e/ou calamidade, agir corretamente para a contenção imediata, com o menor número de prejuízos.

Esta ação na Casa Lar de Repouso contou com o apoio técnico e informativo da Defesa Civil do município, representada pelo servidor municipal Maicon de Lima Soares, para atuação coletiva no préstimo de orientações e atuação adequadas.

MAIS – Foi explicado na teoria e demonstrado na prática como se faz o uso de um extintor de incêndio, com uma simulação em uma lixeira de metal. Também foi ministrado sobre os tipos de evacuação no caso de incêndios, divisão prévia das equipes para verificação da segurança humana, sobre o que é o tetraedro do fogo – que é uma reação química chamada combustão, que libera luz e calor. A teoria do fogo considera três elementos básicos necessários para iniciar uma combustão: combustível, comburente e calor. Esses elementos denominam a tríade do fogo, explicando a potência e a velocidade da propagação do mesmo e como apagá-lo de maneira correta. Foi exemplificado um caso de curto circuito em tomada e as medidas de brigada necessárias para contingenciamento do conflito e, ainda, repassadas demais informações que abrangem todo o assunto.

Os treinamentos são realizados com os servidores públicos do município e, neste ano, as escolas já realizaram a capacitação para a promoção da prevenção a incêndios e a acidentes de trabalho, nos equipamentos públicos.