Grande Curitiba

Saúde Municipal de Campo Largo ganha mais 13 veículos 0 Km

São 13 carros modelo Gol/Volkswagen novos que serão destinados a 13 Unidades Básicas de Saúde urbanas para o fortalecimento da Estratégia Saúde da Família
3 de dezembro de 2021 às 17:04
(Foto: Divulgação/PMCL)

COM ASSESSORIAS – Os novos veículos vieram por meio do Governo do Estado do Paraná e comporão a frota da Secretaria Municipal de Saúde. A entrega oficial aconteceu nesta quinta-feira (02/12), na sede do Governo Municipal, com a presença do Chefe da Casa Civil do Estado do Paraná, Guto Silva, do Deputado Estadual Nelson Garcia, do prefeito Maurício Rivabem, da secretária municipal de Saúde, Danielle Fedalto, vereadores, secretários municipais e equipe da Saúde Municipal. Tão logo, os veículos serão direcionados às Unidades Básicas de Saúde urbanas de Campo Largo.

Os veículos foram transferidos pelo Estado ao Município para ações e serviços públicos de saúde, levando em consideração as dimensões epidemiológica, demográfica, socioeconômica e espacial e a capacidade de oferta de ações e de serviços da área, observada a necessidade de reduzir as desigualdades regionais.

A Resolução da Secretaria de Estado da Saúde – nº 585/2021 – consolida a entrega, que também será realizada em outros municípios da RMC. A Resolução dispõe que as doações de veículos são encaminhadas às equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e da Atenção Primária (eAP), aos municípios integrantes do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde, incluindo Campo Largo.

A Rede de Atenção à Saúde atua com linhas de cuidado prioritárias (criança, mulher, idoso, pessoa com deficiência, urgência, saúde mental, condições crônicas), fortalecendo a Atenção Primária à Saúde, integrada e articulada à Atenção Ambulatorial e Hospitalar, para o fortalecimento da Regionalização da Saúde Pública.

Os veículos corroboram para a articulação e consolidação da Rede de Atenção à Saúde, com a finalidade de dar respostas às expectativas e necessidades da população no cuidado e promoção da saúde.

Os novos carros serão utilizados exclusivamente pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e da Atenção Primária (eAP) para realizar o atendimento domiciliar, em especial às pessoas idosas, pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo usuários de álcool e outras drogas, e, ainda, pessoas que necessitam reabilitação pós COVID-19.

A frota completa da Saúde Municipal é composta, hoje, por 30 veículos leves, 3 caminhonetes, 1 veículo furgão, 12 ambulâncias brancas, 1 Van para transporte sanitário, 1 micro-ônibus para transporte sanitário, 4 ambulâncias do SAMU, totalizando 52 veículos. A Secretaria Municipal de Saúde ainda conta com ônibus cedidos pelo empresariado local: ônibus do Dr. Dentão e o Expresso Saúde.

O Chefe da Casa Civil, Guto Silva, veio representando o Governador do Paraná e ressaltou a eficiência na gestão de Campo Largo, em especial no período de pandemia com os remanejamentos adequados dos pacientes e dos equipamentos públicos e com os decretos municipais para e efetiva contingência.

O prefeito Maurício Rivabem destacou o comprometimento de toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde na administração dos equipamentos e na oferta de serviços especializados, como o de Saúde Mental, que foi ampliado para melhor atender o cidadão, diante dos agravantes que a pandemia trouxe. Também agradeceu a doação dos veículos que amplia a estrutura da saúde para melhor atender a população campo-larguense.