Grande Curitiba

Apoio do Deptran é intensificado nas festividades do Natal de Esperança

Prefeitura mobilizou todos os agentes públicos para maior segurança da programação dos espetáculos e celebrações natalinas. Deptran sai em apoio e suporte com ações preventivas no trânsito e estruturação das vias públicas
7 de dezembro de 2021 às 17:14
(Foto: Divulgação/PMCL)

O Natal de Energia está a todo favor com shows, gastronomia, música e espaços para confraternização das famílias. O Departamento de Trânsito de Campo Largo atua na operação Natal com a limpeza das vias públicas, pintura de faixas de sinalização, pintura dos bancos nas praças públicas, estruturação dos meios-fios, organização e orientação no trânsito para evitar acidentes e, ainda, participará efetivamente da Caravana Itinerante do Natal de Esperança, que está marcada para iniciar dia 15/12.

Como apoio preventivo, o Deptran traz mais orientações aos motoristas e pedestres para evitar conflitos no trânsito central da cidade e para que todos possam apreciar as festividades com maior segurança e estrutura nas vias públicas. Com a instalação do carrossel na Praça João Antônio da Costa (Praça do Sagrada), o fluxo de pedestres crianças aumentou significativamente. Neste sentido, a Prefeitura de Campo Largo pede ao motorista que redobre sua atenção ao trafegar pelas ruas centrais, em especial atenção para o inadequado uso do celular ao volante.

O QUE O CELULAR NÃO PODE FAZER?

Muitos são os alertas para que todos tenhamos atenção ao trânsito, estando de carro, moto, ou mesmo caminhando ou pedalando. Porém, algumas orientações devem ser reforçadas para que todos tenham consciência da importância de seguir a regra. Uma delas são as distrações que o uso do celular traz.

Numa rápida observação em qualquer esquina, de qualquer cidade, nota-se um grande número de pessoas usando o aparelho de celular para os mais variados fins: falar, ouvir, enviar uma mensagem, pesquisar, trabalhar, encontrar o caminho, ou seja, hoje o telefone é um aparelho multifuncional, que não tem dia e nem hora para ser usado. Ele é fundamental para todas as nossas tarefas, na maioria das profissões. E, ainda, está também nas mãos de todos os condutores e pedestres.

Por isso, a hora que se está no trânsito, é importante entender que a distração causada pelo celular pode modificar sua vida para sempre.

Para compreender a importância de não usar o celular enquanto transita, vamos entender como funciona o cérebro humano, considerada a máquina mais completa e perfeita existente no planeta.

O cérebro da maioria da população consegue fixar sua atenção somente numa tarefa por vez. Se você está lavando louça, não tem como ler um livro. Se você está estudando, não tem como prestar atenção num vídeo. Se você está conversando, não tem como escrever um texto. Ou seja: para todas as atividades, não há como executar duas tarefas bem feitas ao mesmo tempo. Isso é comprovado pela ciência, a menos, que uma dessas tarefas seja “automática”.

Para o neurocientista francês, Jean-Philippe Lachaux, só conseguimos executar duas tarefas ao mesmo tempo se uma delas for as classificadas como “automática”, como por exemplo: dirigir ouvindo música ou andar de bicicleta e cantar. “Agora, fazer duas coisas ao mesmo tempo, que precisam de atenção, como verificar seus e-mails durante uma reunião, exige que você alterne rapidamente seu foco: ouvir o que a pessoa está dizendo e discretamente verificar suas mensagens ao mesmo tempo”, explica. Uma das tarefas sofrerá um prejuízo da sua atenção.

Por isso é fundamental reforçar que, não é possível usar o celular para ouvir, falar ou enviar mensagem enquanto está no trânsito. O celular veio para ficar, mas quando se trata de atenção, é importante distinguir o que protege e o que pode me colocar em risco, principalmente no trânsito.

Por isso, ao estar ligado no trânsito, lembre-se de se desligar do celular.

Respeito e responsabilidade, pratique no trânsito.

(Fonte/orientações: Programa Laço Amarelo)