Grande Curitiba

Aulas da Rede Municipal de Ensino retornam dia 09 de fevereiro

Retorno presencial contempla todos os estudantes - de CMEI's (Centro Municipal de Educação Infantil) e Ensino Fundamental I - 1º ao 5º anos
27 de janeiro de 2022 às 16:39
(Foto ilustrativa)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Educação divulga o retorno presencial das aulas na Rede de Ensino local com foco nas medidas de saúde e segurança das crianças matriculadas.

A secretária da pasta, Dorotéa Stoco, explica que os recursos já existentes para protocolos contra a COVID-19 serão mantidos e que os estabelecimentos de ensino foram estruturados (mais ainda) para receber os alunos.

O calendário letivo de 2022 cumprirá a quantia de 200 dias, a princípio. Há a possibilidade de alterações devido ao agrave no quadro de número de infectados pela COVID-19 este ano. Se houver readequações, as mesmas serão divulgadas previamente, não descartando a possibilidade do ensino remoto voltar.

Observa-se que todos os profissionais da Rede de Educação Municipal estão vacinados e as crianças também estão sendo vacinadas de maneira escalonada.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde atualizados afirmam que 80% dos pacientes que hoje estão internados em decorrência da doença, não cumpriram todas as doses da vacina, como recomendadas pela Organização Mundial da Saúde.

A secretária frisa que se for preciso mexer no calendário escolar – que integra normas do Ministério da Educação – haverá reestruturação quanto ao processo de ensino/aprendizagem para que os estudantes não percam conteúdo e que a ministração dos mesmos não venham ser alterada.

MATRÍCULAS – Campo Largo é a cidade da RMC que mais ofereceu vagas para a Educação Infantil nesse período de início de ano. Haverá novo chamado para cadastro à Educação Infantil (CMEI’s) entre 21/02 a 21/03, para encaixe nas instituições de educação locais. Esse cadastro é direcionado somente para quem ainda não o realizou.

A Secretaria Municipal de Educação informa que há vagas para os CMEI’s. Para os estudantes da Educação Infantil 4 e 5, os pais/responsáveis legais podem obter mais informações no telefone disponível: (41) 3291-5146. O contato também é direcionado aos novos estudantes dos 1º aos 5º anos, até 11 anos de idade.

CARTEIRA DE VACINAÇÃO – Ainda não há tratativas para a obrigatoriedade da carteirinha de vacinação da COVID-19 para matrícula. A Secretaria Municipal de Educação aguarda formalização do Governo do Estado e das instituições governamentais de Saúde para a requisição.

FORMAÇÃO CONTINUADA – Os professores da Rede Municipal de Ensino realizarão capacitação nas escolas municipais nos próximos dias 07 e 08/02.

ESTRUTURA – Os 21 CMEI’s atendem crianças de 4 meses a 3 anos e 11 meses de idade. A Prefeitura solicita integral atenção quanto à higienização correta dos pertences das crianças, visto o agrave da pandemia. A solicitação se faz para todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino.

Uma reunião será realizada com as diretoras e gestoras da Educação Municipal no sentido de repassar as normas vigentes seguidas das esferas Estadual e Federal, no próximo dia 01/02, para que a o retorno aconteça de forma segura e efetiva.

“A volta às aulas presenciais faz toda a diferença na vida escolar de nossas crianças. O atendimento personalizado é o grande diferencial para suprir as dificuldades apresentadas nas salas de aula”, destaca a secretária.

Os kits Uniforme Escolar serão entregues às crianças na própria escola, no dia 30/03.

EJA (Educação de Jovens e Adultos) – A modalidade é direcionada a pessoas que desejem finalizar os estudos do 1º ao 5º anos. A EJA retornará com as atividades a partir do mês de fevereiro, na sede da Escola Municipal Reino da Loucinha (Rua do Centenário, 2171, Centro), das 18h às 20h.

Espera-se o fechamento de novas turmas para destinar a modalidade a outras sedes, nas instituições de ensino municipais. Para novas turmas, é necessário fechar cada uma com no mínimo 10 alunos. Ressalta-se a obrigatoriedade da frequência ativa e, para realizar a matrícula, é preciso comparecer na sede – Escola Municipal Reino da Loucinha, a partir de 02/2022, munido (a) do RG, CPF, comprovante de residência e do comprovante de escolaridade (este último, aos alunos que já estudaram na EJA anteriormente).

TRANSPORTE ESCOLAR – A Prefeitura de Campo Largo informa que é seguida a legislação estadual no tocante à disponibilização do Transporte Escolar gratuito. O mesmo não parou, mas foi reorganizado para atender à risca os estudantes matriculados, seguindo normas de georreferenciamento.

As linhas foram otimizadas para maior segurança dos estudantes, no sentido de proporcionar o recurso com qualidade em todos os bairros do município, delimitado para que cada criança estude nas instituições de ensino mais próximas de sua residência.