Grande Curitiba

Prefeitura de Campo Largo informa sobre redução da tarifa de energia do município

Tarifas têm redução média de 8,04%
10 de fevereiro de 2022 às 17:09
(Divulgação/Copel)

COM ASSESSORIAS – Agora, acabou a diferença de preços entre as tarifas da COCEL e da COPEL. O prefeito Maurício Rivabem, junto ao diretor presidente da COCEL (Companhia Campolarguense de Energia), José Arlindo Lemos Chemin, anunciou em LIVE nesta terça-feira (08/02) a redução significativa nas tarifas de energia pública de Campo Largo.

As faturas dos consumidores da COCEL ficam em média 8,04% mais baratas em 2022. A redução extraordinária vale para todos os consumidores atendidos em baixa tensão, principalmente residências.

A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL aprovou as novas tarifas em 1º de fevereiro deste ano, com aplicação retroativa a 06/01/22. Os novos valores estarão em vigor até o próximo processo de reajuste tarifário, previsto para junho.

A mudança foi possível devido uma nova Lei Federal voltada às concessionárias de menor porte, que muda a forma de cálculo das tarifas.

Para o diretor presidente da COCEL, José Arlindo Lemos Chemin, a redução é uma vitória da Companhia e dos consumidores campo-larguenses. “Conseguimos demonstrar que a COCEL é eficiente e agora tanto o Governo Federal quanto a ANEEL confirmaram que havia necessidade de mudança na forma do cálculo das tarifas. Acabou a diferença entre as tarifas aplicadas entre COCEL e COPEL para os consumidores residenciais e as tarifas para indústrias em Campo Largo já são menores em comparativo estadual”, disse Chemin.

O prefeito Maurício Rivabem destacou que a nova estruturação no cálculo das tarifas, pela ANEEL, vem de encontro às ações de planejamento urbano e desenvolvimento da cidade. “Estamos mexendo em vários pilares da Administração Pública Municipal para suprirmos com eficiência e de maneira equilibrada as demandas e os serviços públicos à população. Esta redução terá um impacto grandioso e significativo no orçamentos das famílias campo-larguenses e, sucessivamente, na economia local”, afirmou o prefeito.

Em 2019 a COCEL encerrou o contrato de compra de energia que mantinha com a COPEL e passou a comprar energia por meio de leilões. O ingresso no mercado livre de energia foi uma das mudanças mais eficazes na gestão da Companhia e impactou diretamente nos resultados positivos alcançados.

Do valor total da fatura paga pelo consumidor, cerca de 15% representam custos que são gerenciáveis pela Companhia, sem comprometer a qualidade do serviço prestado. Os outros 85% são compostos por custos sobre os quais a concessionária não tem gerenciamento, como tributos e encargos.

(Fonte: www.cocel.com.br)