Grande Curitiba

Prefeitura de Campo Largo intensifica ações de saúde em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Em serviço às mulheres campo-larguenses, secretarias municipais desenvolvem atividades voltadas ao feminino, com palestras, diálogos e conexões
28 de março de 2022 às 16:37
(Foto: Divulgação/PMCL)

COM ASSESSORIAS – Aconteceu no CRAS Rivabem (Centro de Referência em Assistência Social), no último dia 18/03, a ação Roda de Conversa sobre Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde, com abordagens sobre a importância da coleta citopatológica (colo do útero), a inserção de DIU, orientações e avaliações de saúde bucal e atualizações de cadastros das pacientes.

Durante todo o mês de março, a Unidade de Saúde da Mulher e da Criança – Helvidia Barbosa Pianaro – realiza mutirões de ecografias mamária e transvaginal das pacientes em fila de espera na Central de Agendamento.

Já no CRAS Ferraria, a ação Roda de Conversa foi realizada no dia 14/03, pautando cuidados e saúde da mulher. A interação com mulheres que residem na localidade ainda trouxe espaço para testemunhos das dificuldades – físicas e emocionais – que a pandemia trouxe. Foram apresentados os exames necessários para a manutenção da qualidade de vida da mulher e os serviços que os equipamentos de saúde oferecem.

Somente a campanha de incentivo à saúde da mulher alcançou um número de 800 pacientes que participaram dos encontros, entre faixas etárias diversas; mas, constatou-se que o maior público eram mulheres de 30 anos de idade.

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que idealizou essas ações conjuntas da área, observa que em cada fase da vida a mulher apresenta necessidades diferentes em relação à saúde. Essas ações trazem informações, orientações médicas e trocas de experiência para que a mulher não deixe de ter o autocuidado, não deixe de realizar exames preventivos regularmente e não se esqueça de cuidar dela mesma.

Esses eventos da Secretaria Municipal de Saúde aconteceram entre os dias 07 a 19/03, com interação e conexão acerca de assuntos referentes à mulher, com dicas, curiosidades e informações sobre a importância da prevenção a doenças que acometem as mulheres e sobre a qualidade de vida e da saúde feminina.

Além do cronograma desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, diversas ações foram realizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, contando com uma programação especial durante todo o mês, através de interação, conversas, informações e orientações às mulheres campo-larguenses. Os temas abordados se referem à esfera feminina e avaliam diálogos e ensinamentos sobre autocuidado, violência doméstica, direitos e saúde da mulher, além de resgates histórico e cultural sobre as mulheres que fazem e fizeram a diferença na cultura local, do estado, do país e do mundo.