Grande Curitiba

CIOSP Campo Largo recebe visita do secretário da SESP/PR pelo exemplo em Segurança Pública efetiva

Município recebeu a visita do Secretário de Estado da Segurança Pública, Vossa Senhoria Coronel Romulo Marinho Soares, que veio conhecer o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública, referência na área e serve de "muralha virtual" contra a violência e a criminalidade
8 de abril de 2022 às 17:24
(Foto: Divulgação/PMCL)

COM ASSESSORIAS – A visita aconteceu no início desta semana com a recepção do prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem, junto ao coordenador do CIOSP, Guarda Municipal Arruda, e do secretário municipal de Ordem Pública, Samir Moussa.

O intuito do encontro foi de estreitar a parceria já em execução por meio das informações que são cruzadas com o banco de dados da SESP/PR, através da tecnologia avançada do CIOPS, ao combate à criminalidade e para a eficiência nas ações de Segurança Pública.

O secretário de Segurança Pública do Paraná, Coronel Romulo Marinho Soares, estava acompanhado de comitiva formada por vários técnicos da área de Segurança e Tecnologia do Estado, os quais puderam acompanhar a apresentação da estrutura e dos sistemas operantes do CIOSP.

Foi apresentado aos presentes um vídeo institucional do equipamento público, números, dados e resultados que o CIOSP já trouxe para o município. As autoridades conheceram a central das câmeras de segurança espalhadas por toda a cidade, inclusive nos bairros mais afastados, com tecnologia 360°, e assistiram a vídeos de ações reais decorrentes do sistema da muralha virtual.

O CIOPS integra dados e informações com várias forças de segurança, como Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Detran, SESP e Ministério da Justiça e Segurança Pública. O sistema foi desenvolvido por profissionais de Tecnologia e Informação e contempla alta definição, fato que já trouxe para Campo Largo um decréscimo notável nos casos de violência e criminalidade, em especial furtos e roubos.

O secretário municipal de Ordem Pública, Samir Moussa, trouxe outros dados inéditos decorrentes da efetividade nos resultados do sistema, entre eles a possiblidade real da redução na taxa do seguro de veículos no município e a integração do sistema de segurança com sistemas de trânsito, como sinaleiros, radares e o próprio sistema do EstaR Digital.

O prefeito Maurício Rivabem destacou a importância da expansão da muralha em outras regiões da cidade, como, a exemplo, em Bateias, localidade que apresenta forte migração do crime. Rivabem ainda ressaltou a parceria com o município vizinho de Balsa Nova, o qual apresenta intenção e já solicitou licitação para aquisição de uma muralha virtual semelhante ao CIOSP, com integração de dados e informações para o combate à criminalidade.

O CIOSP também avança na ampliação do monitoramento da BR 277, principal corredor de passagem de ilícitos no estado, para a efetiva redução da violência e crime em todo o Paraná.

O secretário da SESP/PR, Cel. Marinho, citou o CIOSP como um grande modelo a ser seguido como base para outros projetos no estado, no formato de aplicação e estratégias. Foi aberta a possibilidade da destinação de recursos do Estado para apoio e expansão da muralha virtual em outras localidades do município de Campo Largo, como Ferraria, Rondinha, Cercadinho e Guarani (regiões periféricas).

CIOSP – A muralha virtual Campo Largo, integralmente custeada e executada pelo município, com o investimento de aproximados R$ 4 milhões, contempla a implementação do sistema de câmeras e a reforma do prédio do antigo fórum local (no centro da cidade), sede da Central de Comando e Controle 24 horas, do estande de tiro virtual, das salas para reuniões e demais estruturas como alojamento ao efetivo da Segurança Pública Municipal.

O objetivo da criação do CIOSPI é a atuação na área da Segurança Pública com uma visão de integração, através de sala de monitoramento – CCO preparada para receber e trabalhar em conjunto, em tempo real, com a Guarda Municipal e outras forças de segurança, otimizando o trabalho preventivo e ostensivo, mais serviços de investigação e inteligência apurados.

SERVIÇO E TECNOLOGIA DE SEGURANÇA – O prédio do CIOSP tem uma área avançada em segurança inovadora que conta com rigoroso controle de acesso, através de portas com sistema de biometria. A sala da CCO tem portas, paredes e janelas totalmente blindadas com chapas de aço à prova de balas.

O CIOSP monitora todos os veículos que entram, permanecem e saem do município. O sistema, de forma autônoma, monitora, também, padrões e/ou compartimentos suspeitos de circulação desses veículos e de pessoas, bem como emite alertas – em tempo real – de veículos com apontamentos no sistema: seja por ilícitos, suspeitas ou qualquer outra ação que determinado veículo tenha seu registro no sistema monitorado.

Os veículos podem ser identificados não só pelas placas, mas também por cor, categoria ou outras características, o que permite identificar também veículos clonados ou com alguma característica adulterada.