Grande Curitiba

Prefeitura inicia projeto para castrar cães e gatos na Ferraria

Para participar os responsáveis pelos animais precisam fazer um cadastro prévio. A castração será gratuita e exige atenção do tutor no pós-operatório
11 de abril de 2022 às 16:17
(Foto: Reprodução/internet)

COM ASSESSORIAS – A partir de hoje (11/04) está disponível o cadastramento para o Castramóvel, projeto de castração de cães e gatos que a Prefeitura de Campo Largo disponibiliza por meio da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente. O objetivo é castrar e microchipar gratuitamente os animais nos próximos meses, em diversas localidades da cidade, através de Unidade Móvel de Castração. E a primeira região que receberá o projeto é o distrito da Ferraria, como medida de controle e prevenção. Os moradores do bairro terão prioridade no começo do projeto devido a uma zoonose de relevância à saúde pública que está circulando na localidade e que pode acometer também seres humanos: a esporotricose. Seus sintomas aparecem após a contaminação do fungo na pele.

Os agendamentos das triagens e cirurgias dos animais tiveram aprovação técnica do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR). Os responsáveis pelos animais devem primeiro fazer um cadastro prévio e online via formulário exclusivo para moradores da Ferraria. Deve ser preenchido 1 formulário por animal. Acesse AQUI.

Também será possível, em breve, realizar o cadastro presencialmente, em alguns pontos temporários que serão divulgados nos próximos dias, junto com as datas e horários.

Atenção – O cadastro não garante a realização da castração. O animal só será castrado após a documentação ser aprovada e o animal ser avaliado como apto na triagem que será realizada na data e horário agendado para a cirurgia. Lembrando que há cuidados pós-cirurgia necessários para garantir a saúde e bem-estar do seu bichinho de estimação.