Grande Curitiba

ATENÇÃO, MOTOCICLISTAS: Prefeitura realiza entrega de antena corta pipa/ anticerol nesta quinta-feira (05)

Ação ocorrerá nesta quinta-feira (05) na sede dos Agentes de Trânsito e faz parte do Maio Amarelo. Documentação da moto precisa estar regular e sem pendências
4 de maio de 2022 às 17:41
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Nesta quinta-feira (05), às 14 horas, o Departamento de Trânsito de Araucária realizará a distribuição e instalação de antenas corta pipa/anticerol nas motos dos condutores que estão com documentação do veículo regular e sem pendências. A ação será na sede dos Agentes de Trânsito, próximo ao viaduto de entrada da cidade (Avenida Victor do Amaral, nº 1815, Centro), e faz parte da programação de atividades do Maio Amarelo, uma mobilização mundial pela segurança no Trânsito.

A antena, com um gancho na ponta, auxilia na prevenção de acidentes cortando linhas de pipa reforçadas com cerol. A ferramenta se adapta a qualquer tipo de guidão e tem instalação rápida, sendo possível fechá-la ou baixá-la quando o motociclista quiser. A instalação da antena não é obrigatória por lei, mas serve como um cuidado a mais e proteção ao motociclista, podendo salvar vidas. As antenas foram obtidas por meio do Programa Vida no Trânsito.

CEROL PROIBIDO – Por meio da lei 20.264/20, o Estado do Paraná proibiu “a posse, o uso, a fabricação, a comercialização e o transporte da mistura de cola e vidro, popularmente conhecida como cerol ou linha chilena, bem como de qualquer outro produto que atribua efeito cortante aos fios utilizados na prática de empinar pipa”. Em situações assim, a Guarda Municipal pode ser acionada pelo telefone 153 para verificar o caso. A lei estadual prevê multa e destaca que, além desta, pode haver outras sanções, como as previstas na legislação penal.

MAIO AMARELO – O Maio Amarelo em Araucária terá uma programação para diferentes públicos. Nas terças-feiras (10, 17, 24 e 31/05), acontecerá Blitz Educativas, às 14 horas, em locais ainda a serem definidos. Em 09/05, haverá Ação Educativa, em conjunto com a Escola Pública de Trânsito do Detran/PR (Carreta do Detran), na Escola Municipal Professor Arlindo Milton Druszcz, no Jardim Arvoredo. Já no dia 11/05 ocorrerá uma Ação Educativa e emissão de credenciais no Centro Dia Idoso. Em 14/05, das 8h às 12h, na Praça da Bíblia, será a vez da Ação Educativa com a Empresa Via Dupla: “Pontos Cegos de uma Carreta”. A programação inclui ainda passeios ciclísticos todas as quartas (às 19 horas) com saída do Parque Cachoeira; palestras em escolas, unidade básica de saúde (Vila Angélica), empresas e na Usina Elétrica a Gás de Araucária (funcionários da Copel).