Grande Curitiba

Comboio da Saúde chega a Campo Largo para agilizar procedimentos oftalmológicos

Iniciou hoje em Campo Largo os trabalhos da 2ª etapa do Comboio da Saúde - Oftalmologia - do Opera Paraná, o maior programa de procedimentos e cirurgias eletivas do Estado do Paraná. Serão realizadas, nos dias 17 e 18 de maio, consultas pré-operatórias para moradores de Campo Largo - previamente agendadas
17 de maio de 2022 às 16:08
(Imagem: PMCL)

COM ASSESSORIAS – Iniciou hoje as 9h em Campo Largo os trabalhos da 2ª etapa do Comboio da Saúde – Oftalmologia – do Opera Paraná, o maior programa de procedimentos e cirurgias eletivas do Estado do Paraná. Serão realizadas, nos dias 17 e 18 de maio, consultas pré-operatórias para moradores de Campo Largo – previamente agendadas. O usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) que precisar destes serviços deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Largo para receber mais informações sobre futuros agendamentos.

A estratégia itinerante, inédita no Estado, tem por objetivo acolher parte dos pacientes que já estão na fila de espera para adiantar as consultas e exames pré-operatórios e dar andamento no processo de realização da cirurgia. A ação chega com sua carreta hoje (17) em Campo Largo e, para a abertura dos trabalhos, participam o Secretário Estadual da Saúde, César Neves, o Prefeito do município, Maurício Rivabem, bem como a Secretária Municipal de Saúde, Danielle Fedalto. O Comboio é uma estratégia da regionalização da saúde e sua ideia vai de encontro à atuação municipal no segmento, visando aproximar os serviços da casa das pessoas.

Comboio da Saúde – Após mais de um ano com as cirurgias eletivas suspensas por causa da Covid-19, o Paraná tem realizado um esforço adicional para acelerar a retomada dos procedimentos. O governo do Estado iniciou o primeiro Comboio da Saúde para realização de consultas e exames pré-operatórios para procedimentos de catarata e pterígio. Depois de passar por Ibiporã (norte paranaense) na última quinta-feira (12), hoje são os campo-larguenses que recebem o projeto. A dinâmica é realizar nestes dois dias as consultas e exames, para depois os pacientes passarem para a etapa de confirmação da data das cirurgias.

Inclusive, uma das unidades hospitalares que se credenciou junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para realização das cirurgias fica em Campo Largo. O Hospital de Olhos deve absorver uma parte da demanda de atendimento da região.