Grande Curitiba

Projeto Educa Trânsito acontece nesta quinta-feira 19/05 em diversas escolas da Ferraria e Jardim guarani

Ação faz parte da campanha Maio Amarelo e visa transpor os muros da escola, levando a reflexão para a comunidade do entorno, atingindo assim também o público adulto
19 de maio de 2022 às 12:29

COM ASSESSORIAS – Amanhã, dia 19 de maio, cerca de 240 alunos do 2º ano de escolas do município de Campo Largo promovem uma ação de conscientização em virtude da campanha Maio Amarelo. Eles participam do projeto EducaTrânsito, uma integração das Secretarias de Educação e Ordem Pública, com a abordagem de temáticas de trânsito entre os alunos, a fim de formar o comportamento do cidadão enquanto usuário das vias públicas, seja como pedestre, condutor ou passageiro. Confira o cronograma:

Escola Municipal Integração Comunitária – 10h

Escola Municipal Alméde Baridotti Galdino – 10h e 15h

Escola Municipal Vereador José Andreassa – 11h e 16h

Escola Municipal Padre Natal Pigatto – 11h e 16h30

Escola Municipal Dona Fina – 13h

Atualmente, Campo Largo possui 89 mil veículos, sendo que mais de 54 mil deles são automóveis e mais de 13 mil são motos. A escolha destas escolas para o projeto é devido à proximidade delas com a rodovia (BR 277), com passarelas de pedestres e com os perigos do tráfego em velocidade que as localidades possuem.

Nesta fase estudantil, por exemplo, serão aplicados alguns objetivos junto com as crianças, durante a ação, como estes listados pela Escola Municipal Vereador José Andreassa – uma das instituições participantes do projeto:

– andar sempre pela calçada e do lado de dentro da mesma;

– olhar para os dois lados antes de atravessar a rua;

– atravessar sempre na faixa de segurança;

– deixar que um adulto segure-o pelo punho para sua maior segurança;

– reconhecer o semáforo de veículos e de pedestres, sua importância e significado;

– contribuir para um trânsito mais seguro.

Na maior parte das ações, como nas escolas Padre Natal Pigatto e Alméde Baridotti Galdino, as crianças farão a entrega de um material produzido durante as aulas e também devem conversar com as pessoas para se conscientizarem de suas ações no trânsito. Na escola Dona Fina os estudantes ainda farão uma exposição de cartazes, e na escola Integração Comunitária haverá também uma gincana com os alunos, utilizando o tema “Trânsito Consciente”.

O projeto EducaTrânsito visa transpor os muros da escola, levando a reflexão para a comunidade do entorno, atingindo assim também o público adulto. Prestigie amanhã a ação nos bairros!

Juntos Salvamos Vidas!