Defesa Civil atende famílias atingidas pelas chuvas e pede doações para desabrigados

COM ASSESSORIAS – Na noite do último domingo (29/05), por volta das 20h30, Campo Largo foi atingida por chuva de granizo em alguns bairros, sendo os bairros mais afetados Vila Dom Pedro e Jardim Guarany. A Defesa Civil recebeu os primeiros pedidos de socorro por volta das 21h e prontamente se deslocou para atendimento da população. O trabalho se prolongou no início da madrugada e, somente na segunda-feira (30/05), foram atendidas cerca de 50 famílias e foram disponibilizados 700 metros de lonas.
Para se ter uma ideia do volume das chuvas, conforme o pluviômetro Estação Ferraria, do CEMADEN, localizado no bairro Cercadinho, às 20h30 foi registrado uma precipitação de 8 mm de chuva, enquanto que entre 22h20 e 22h40 a precipitação foi de 19 mm. Além dessa quantidade muito grande de água em tão pouco tempo, os danos maiores das famílias foram devido às pedras de granizos que, tinham em média, 2 cm de tamanho.
“Nos primeiros atendimentos encontramos casas com os telhados perfurados pelas pedras, mas o que mais surpreendeu foram as janelas com os seus vidros quebrados pelas pedras. Não houve nenhum ferido e a Defesa Civil continua trabalhando no atendimento assistencial às famílias”, contou Maicon de Lima Soares, diretor de operações da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.
As chuvas voltaram com força na noite passada e madrugada, e mais famílias estão sendo atendidas desde então. Como a previsão dos próximos dias ainda é de chuva e há maior probabilidade de baixar as temperaturas e voltar o frio intenso, a Defesa Civil pede doações. Ajude as vítimas da chuva, se tiver condições, doando colchões e cobertores em bom estado para uso imediato. Eles podem ser entregues no Centro da Juventude (em frente ao Corpo de Bombeiros), na Rua Ademar de Barros, s/n, bairro Bom Jesus, das 8h às 17h.
Confira orientações da Defesa Civil para a população, caso situações parecidas voltem a se repetir:
-
Permaneça abrigado e não saia até que a chuva pare;
-
Em hipótese alguma suba em telhados molhados. Os reparos devem ser feitos por pessoal especializado e com segurança para evitar quedas;
-
Se notar o risco de desabamento do telhado, saia do local e comunique o risco, inclusive às autoridades;
-
Fique atento à ocorrência de trovoadas e evite estar sobre ou próximo a estruturas metálicas;
-
Cuidado ao se deslocar, pois pisos escorregadios podem causar quedas;
-
Se possível, estacione o veículo em local seguro e espere a chuva mais forte ou de granizo passar;
-
Não estacione o carro próximo a torres de transmissão e placas de propagandas;
-
Permaneça dentro do veículo até o término da queda de granizo, e, se houver algum papelão no carro, use-o para forrar o para-brisa por dentro a fim de evitar que, em caso de quebra, os cacos atinjam os ocupantes.
Em caso de emergência ligue para Defesa Civil: 199 / (41) 3393-5726