Grande Curitiba

Prefeitura de Campo Largo convoca população para ajudar animais de rua

Medicamentos pós-operatórios também serão custeados e as cirurgias acontecerão em agosto de 2022. Segue o cadastro dos bichinhos na Ferraria, veja na matéria como participar. Em breve serão abertos cadastros para outras duas regiões do município
7 de junho de 2022 às 15:44
(Foto: Reprodução/internet)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Campo Largo reforça a importância do Castramóvel, projeto de castração de cães e gatos que será disponibilizado por meio de uma integração das Secretarias Municipais de Saúde e de Meio Ambiente. As pastas informam que, de acordo com a agenda da Unidade Móvel de Castração (que atende todo o país), na Ferraria as cirurgias dos animais cadastrados acontecerão em agosto de 2022. E, em breve, serão abertos cadastros para outras duas regiões da cidade também participarem. O objetivo é castrar e microchipar os animais, e não abranger apenas aqueles com tutores, mas também os cães e gatos que vivem nas ruas. Para isso, a gestão está oferecendo gratuitamente – para tutores e também para guarda solidária – o procedimento cirúrgico, o microchip e os medicamentos pós-operatórios. Contudo, precisará do apoio e mobilização da comunidade para garantir a saúde e bem-estar dos bichinhos.

“Já recebemos cerca de 750 cadastros no distrito Ferraria, porém precisamos aumentar esse número, cadastrando também os cães e gatos de rua da região. E isso só será possível com a ajuda da comunidade local. Ressaltamos que não haverá custo para o tutor depois do procedimento, mas a cirurgia de castração exige cuidados pós-operatórios, então o animal que vive na rua precisa de uma pessoa que se responsabilize temporariamente por ele. Nossa sugestão é o lar temporário para manter o animal restrito e observá-lo, alimentá-lo e medicá-lo durante 10 dias. Convocamos os moradores e protetores da região para que, tendo condições, se programem para uma guarda solidária em agosto. Depois de recuperado ele pode até voltar para rua, mas pelo menos não irá gerar novos bichinhos em situação de rua também. Se a comunidade nos ajudar, essa é a oportunidade para controlarmos a população de animais e a transmissão de doenças”, convoca a veterinária da Secretaria Municipal de Saúde, Gisele Sprea.

Lembrando que o distrito da Ferraria está com prioridade da Unidade Móvel de Castração, como medida de controle e prevenção de uma zoonose que está circulando na localidade e que pode acometer também seres humanos: a Esporotricose. Saiba mais sobre a doença AQUI.

Como selecionar o animal de rua – Ele precisa ter a partir de 6 meses, até 8 anos, e só será castrado após a documentação ser aprovada e o animal avaliado como apto fisicamente – tal avaliação física será realizada no mesmo dia em que a cirurgia estiver agendada. Os agentes da Secretaria de Saúde irão entrar em contato com cada tutor cadastrado, no início de agosto, para fazer os agendamentos por telefone.

Cadastros – visando ampliar o alcance, a partir desta semana a comunidade da Ferraria terá um carro de som circulando para divulgar o projeto e que servirá ainda para realizar cadastro móvel – não perca essa facilidade. Além disso, os próximos dias para cadastro prévio presencial serão nesta semana, em 09 e 10/06, e nos dias 13 e 14/06, segunda e terça-feira da próxima semana, na UBS Caratuva. O critério para participação é ser residente no bairro Ferraria e, no momento do cadastro, apresentar RG, CPF e comprovante de residência com, no máximo, três meses de emissão.

E uma terceira opção é o cadastro online feito via formulário exclusivo. Lembramos que deve ser preenchido um formulário para cada animal, então quem tem dois ou mais animais deve preencher dois ou mais formulários. Acesse AQUI.

Apoie o projeto, cadastre os bichinhos que precisam, avise os vizinhos e conhecidos da região, participe!