Grande Curitiba

Comandante do 6º Comando Regional da Polícia Militar visita CIOSP Campo Largo

Ações e ótimos resultados da muralha virtual foram destaque durante a visita
18 de julho de 2022 às 11:56
(Foto: Divulgação/PMCL)

COM ASSESSORIAS – O prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem, o secretário municipal de Ordem Pública, Samir Moussa, e o coordenador do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) do município, Fabiano de Arruda, receberam na última quinta-feira (14) a visita do Comandante da Polícia Militar, Coronel Renato de Oliveira Ribas Filho, responsável pelo 6º Comando Regional. Eles estiveram nas dependências do CIOSP para mostrar que o local terá, a partir de agora, uma sala exclusiva para a Polícia Militar e outra exclusiva para a Polícia Civil, além da sala de monitoramento compartilhado.

A visita teve a finalidade de apresentar o CIOSP e o sistema de câmeras que forma nossa “Muralha Virtual”. Dessa maneira, temos dados técnicos e estratégicos que são exemplos de como a atuação da Guarda Municipal tem sido mais assertiva e conquistado bons resultados para a segurança pública tanto de Campo Largo quanto das regiões do seu entorno, inclusive das rotas relacionadas às rodovias que estão nos limites do município.

O Centro de Integração de Operações em Segurança Pública de Campo Largo é referência no Estado em efetivação de ações de segurança, resultando na queda de números de furtos/roubos e outros crimes no município. Segundo Fabiano de Arruda, “o crime se desloca sobre rodas. Mas devido ao nosso equipamento, aliado à estratégia de atuação da Guarda Municipal, já estamos há oito meses sem roubo de veículos dentro da Muralha, e entre 3 ou 4 meses sem roubo fora da Muralha virtual”.

O equipamento de Segurança Pública do CIOSP de Campo Largo foi inaugurado em setembro de 2020 e comporta tecnologia e inovação de ponta que ampliam e monitoram toda a cidade. Durante a visita, as lideranças públicas acompanharam um alerta de veículo trafegando dentro da Muralha Virtual, com pendências junto ao Detran. E um caso de abril deste ano foi apresentado, quando a Guarda Municipal de Campo Largo abordou e apreendeu um veículo com placa clonada circulando no centro da cidade, isso tudo após a indicação feita pelo sistema do CIOSP.

O CIOSP compartilha dados com a RMC e Prefeitura de Curitiba, e faz outras conexões como a integração e o compartilhamento de dados com o Detran e com o Ministério da Justiça, serviço nominado Sistema Cortex – com interação aos sistemas da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, no monitoramento de veículos. A vigilância 24 horas também possibilita a identificação de quadrilhas de roubo de cargas e de tráfico de drogas existentes no município, ou que por aqui passam, encaminhando as informações para investigação da Polícia Civil.

A visita foi extremamente positiva, com ideias e soluções debatidas. “Esperamos aprimorar ainda mais nosso trabalho conjunto com a Polícia Militar, colocando a muralha virtual de Campo Largo a serviço do monitoramento da cidade e da integração da atuação dos policiais em campo. Queremos fortalecer ainda mais essa grande rede metropolitana de combate ao crime que estamos criando, trazendo impactos diretos na melhoria e qualidade de vida dos nossos munícipes”, afirmou o secretário Samir Moussa.

Nosso CIOSP é modelo para outras cidades do Paraná, devido a seus resultados promissores, escolhido como referência na implantação de sistemas de monitoramento e inteligência virtual. O Centro já foi visitado, entre outras instituições, pelos municípios de Pinhais, Araucária, São José dos Pinhais, Colombo e Ponta Grossa, os quais estão dando andamento em projetos de implantação de suas muralhas virtuais, o que formará uma imensa muralha metropolitana, interligando não só os municípios, bem como possibilitando integração com o Estado do Paraná, integração que já existente entre Campo Largo e a SESP (Secretária de Estado e Segurança Pública) e seu CICCR (Centro Integrado de Comando e Controle Regional), o que fortalece a integração e os convênios já existentes entre suas forças de Segurança.