Grande Curitiba

Campo Largo adere ao Sistema de Notificação Eletrônica

A partir de agora, motoristas podem pagar sua infração de trânsito com 40% de desconto e de maneira online, pelo app SNE - Governo Federal
4 de agosto de 2022 às 15:44
(Foto ilustrativa)

COM ASSESSORIAS – A partir de agora, motoristas podem pagar sua infração de trânsito com 40% de desconto e de maneira online, pelo app SNE – Governo Federal.

O secretário de Ordem Pública do município, Samir Moussa, pasta que coordena o Deptran (Departamento de Trânsito), explica que há um ano vem tentando inserir o município no SNE (Sistema de Notificação Eletrônica), um programa do Governo Federal que disponibiliza um aplicativo orientativo e de serviços para que o motorista saiba quando é notificado, autuado, prazos para pagamentos e informações pessoais no trânsito.

O motorista pode efetuar pagamento de sua infração com 40% de desconto (no prazo) e o app é gratuito – tem nas versões android e IOS.

Campo Largo é o 36º município contemplado com o SNE de todo o estado, e a cidade está apta desde 26/07 último ao sistema.

O SNE trata-se de uma solução do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), desenvolvido pelo SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados), que possibilita aos proprietários de veículos automotores a ciência das eventuais notificações de infrações de trânsito identificadas.

APP SNE – A opção é baixar o aplicativo do SNE disponível para celulares, nas lojas virtuais: Play Store e iTunes, respectivamente, nos casos de pessoa física. Outra opção é usar a solução SNE Web. Quando executar o primeiro acesso devem ser preenchidos os seus dados.- Para cidadãos habilitados, os campos a serem preenchidos são: CPF, e-mail, senha, Registro da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o Código de Segurança.

– Para cidadãos não habilitados, mas que possuem veículos registrados em seu nome, os dados a serem preenchidos são: CPF, e-mail, senha e o Código de Segurança do CRV (Certificado de Registro de Veículo).

– Para pessoa jurídica, acesso por meio de certificado digital (padrão ICP Brasil, tipo A1 ou A3) da respectiva empresa.

Caso o usuário opte pela notificação eletrônica (cadastro no SNE) e não apresente defesa prévia nem recurso contra a autuação, o interessado poderá pagar a respectiva multa com 40% de desconto, até a data de vencimento. Importante destacar que o desconto é disponibilizado multa a multa, ou seja, além da adesão à notificação eletrônica, o interessado deverá abrir mão da defesa e do recurso para cada autuação existente.

O app dinamiza e facilita o processo de notificação de trânsito. Se o usuário foi autuado, recebe rapidamente a notificação, diminuindo custos ao Estado e também ao cidadão, que evita de ter que comparecer ao órgão de trânsito para retirar segunda via de notificações.

O usuário tem certeza das notificações recebidas. A notificação via postal, além de estar sujeita à demora da entrega, eventualmente pode incidir em extravio.

O app SNE Facilita a comunicação entre órgãos autuadores e os proprietários de veículos. Além de permitir a notificação das autuações de trânsito, outras possibilidades do sistema são, futuramente, permitir a entrega de outras comunicações pelos órgãos de trânsito, tais como: interposição de defesa e recurso, resultados de julgamentos, resultado de identificação de condutor infrator, entre outros.

Tenha mais facilidade no pagamento das multas com a possibilidade de inserir e excluir os veículos de sua propriedade a qualquer tempo, exibindo todas as infrações datadas a partir de 01/11/2016.
Mais informações podem ser obtidas no Deptran Campo Largo.

SERVIÇOS:
Secretaria Municipal de Ordem Pública / Deptran
Endereço: Rua Centenário, 2245, Centro
Contato: (41) 3392-3371