Grande Curitiba

Agenda Cultural: Oficina da Casa da Cultura promove peças de teatro neste fim de semana

Cinco peças da Mostra de Teatro do Absurdo serão apresentadas entre sábado e domingo, gratuitamente
12 de agosto de 2022 às 16:02
(Foto: Divulgação/PMCL)

COM ASSESSORIAS – Depois das Leituras Dramáticas, apresentadas ao longo dessa semana, na Biblioteca Pública (veja as fotos), chegou a hora da Oficina de Teatro da Casa da Cultura entrar em cena com suas peças teatrais gratuitas. Neste fim de semana, cinco peças serão apresentadas gratuitamente.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA DE TEATRO DO ABSURDO:

A VER ESTRELAS
13/08 – 15h
Casa da Cultura
Texto: João Falcão
Teatro Infantil

Sinopse: Jonas viaja pelos sonhos e descobre um mundo novo. Entre a realidade e a fantasia, ele salta para fora de casa e também para dentro de si. A experiência o coloca em situações que o levam a conhecer o absurdo. Jonas precisa escolher entre navegar ou ficar a ver estrelas.

A CANTORA CARECA
13/08 – 18h
Casa da Cultura
Texto: Eugène Ionesco
Comédia

Sinopse: A Cantora Careca aborda a história de duas famílias inglesas do pós-guerra, decadentes e pertencentes à burguesia: os Smith e os Martin. O tema principal centra-se no tédio e na dificuldade de comunicação entre as pessoas. Quando não se há o que dizer, ou não se sabe o que comunicar, num mundo extremamente interligado, a peça demonstra a vida desconecta. Através de frases feitas, clichês, ou arremedos, passam a dominar a comunicação, em que o desejo de se expressar supera a necessidade de se comunicar e ser entendido, gerando assim seres autômatos, desprovidos de relações ou emoções, de utopias, perfeitamente substituíveis uns pelos outros, Seres que deixaram de pensar, absorvidos pelo mundo da alienação, do autismo, da demência, da realidade virtual.

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
14/08 – 15h
Casa da Cultura
Texto: Lewis Carroll
Teatro Infantil

Sinopse: O espetáculo conta a história de Alice, uma menina muito curiosa, que se senta ao pé de uma árvore com sua irmã Ruth para ouvi-la contar histórias, quando percebe um coelho branco correr apressado, como quem tem um compromisso urgente, o segue e acaba caindo em um misterioso túnel.

PIQUENIQUE NO FRONT
14/08 – 18h
Casa da Cultura
Texto: Fernando Arrabal
Comédia

Sinopse: Um clássico do teatro do absurdo, conta de forma bem humorada, original e absurda, a história do incompetente soldado Zapo que, em combate, recebe num domingo a inesperada visita dos seus pais, o Senhor e a Senhora Tépan para um piquenique, em pleno campo de batalha.

FIM DE PARTIDA
14/08 – 20h
Casa da Cultura
Texto: Samuel Beckett
Drama

Sinopse: Fim de Partida é uma peça escrita por Samuel Beckett em 1957, tendo como foco os personagens Hamm, Clov, Nagg e Nell, que vivem em um universo solitário, sem esperança, complexo e particular. Presos em condições desumanas, tentam encontrar formas de se reinventar um no outro, já que possivelmente no mundo não exista mais nada e nem ninguém. Os quatros acabam então perdendo-se em um ciclo de diálogos infinitos e repetitivos que escondem uma profundidade existencialista sobre o estado de desconforto em que se encontram.

LEITURAS DRAMÁTICAS 

Durante essa semana, a Oficina de Teatro da Casa da Cultura promoveu, na Biblioteca Pública, apresentações de diversas obras no formato de Leituras Dramáticas (veja as fotos) – uma leitura em voz alta de texto teatral, em forma de espetáculo ou cena teatral, com a atuação de atores e atrizes que representam personagens.

Alice no País das Maravilhas, Esperando Godot, A Ver Estrelas, Em Busca de Zar, A Cantora Careca, Piquenique no Front e Fim de Partida fizeram parte do repertório. Toda essa programação foi baseada na linguagem teatral do termo “Teatro do Absurdo”, criado há 61 anos pelo crítico e professor de teatro húngaro, Martin Esslin.

Ele tentou reunir obras de dramaturgos de diferentes países, que possuíam como foco principal em suas escritas o tratamento inusitado de aspectos inesperados da vida humana. Essas obras tentavam expressar o que acontece quando a existência humana é tida como sem sentido ou sem propósito, resultando na dissolução das comunicações.

ÚLTIMO DIA 

Esta sexta-feira (12) marca o último dia da programação de Leituras Dramáticas. Confira e participe:

PIQUENIQUE NO FRONT
12/08 – 14h
Autor: Fernando Arrabal
Comédia

Elenco: Amabili Procek, Beatriz Koloda, Breno Assis, Melissa Lima, Pedro Zampier e Renatta Vieira
Orientação: Victor Lucas Oliver

FIM DE PARTIDA
12/08 – 16h
Autor: Samuel Beckett
Drama

Elenco: Ana Wilt, Giordano Zel, Helena Pedroso, Ma Ferreira e Milena Moreira
Orientação: Victor Lucas Oliver

EXPOSIÇÃO ABSURDA 

Até o dia 14 de agosto, na segunda entrada da Casa da Cultura, a exposição vai mostrar, através de instalações cenográficas, um pouco sobre o que é o Teatro do Absurdo e como foram os seis meses de criação das peças.