Grande Curitiba

Cocel conclui reforma em equipamentos da Assur

Consertos vão proporcionar mais segurança aos catadores da Associação Unidos da Reciclagem e promover mais eficiência energética dos maquinários.
23 de setembro de 2022 às 13:36
(Foto: Assessoria Cocel)

COM ASSESSORIAS – Neste mês de setembro foi concluída a reforma da prensa enfardadeira vertical e da esteira transportadora de materiais da Associação Unidos da Reciclagem – ASSUR, que tem sua sede no bairro Rivabem. Os equipamentos estavam sem funcionar há mais de um ano e foram consertados com o apoio da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel, através do Programa de Apoio a Projetos Sociais da Companhia.

Além de proporcionar mais segurança aos catadores e eficiência energética dos maquinários, esta reforma possibilitou a melhoria na gestão dos resíduos e aumento na produtividade do processamento dos materiais – contribuindo também para melhorar as condições de trabalho e renda dos coletores e para a promoção da sustentabilidade ambiental. Dezoito mil reais foram investidos nos equipamentos, que são utilizados para a separação e para possibilitar o armazenamento dos materiais recicláveis.

Associação Unidos da Reciclagem

A ASSUR é a mais antiga associação de recicladores do município, em atividade desde 2007. Conta atualmente com vinte associados, que são responsáveis pelo processamento de aproximadamente 2 toneladas de materiais recicláveis todos os dias. Sandra Mara de Paula, tesoureira da Associação, informa que parte do material é encaminhada pela Prefeitura Municipal e parte é coletada pelos associados. De acordo com Sandra, uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos recicladores é o descarte incorreto dos resíduos, quando o lixo orgânico é misturado aos materiais recicláveis – contaminando todo o material e colocando os coletores em risco.