Grande Curitiba

Campo Largo adere ao Programa Federal Pecuária Mais Brasil

Programa trará melhoramento genético para produtores locais
31 de janeiro de 2023 às 12:19
(Foto: Freepik)

COM ASSESSORIAS – O ano de 2023 começou com muito trabalho na nova Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (SMAP). A criação da pasta aconteceu após o desmembramento da então Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Agropecuária, e a nova secretaria iniciou os trabalhos com uma importante novidade: a adesão para os próximos anos ao Programa Mais Pecuária Brasil, da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer).

Tal movimento trará benefícios para muitos agricultores familiares de Campo Largo, pois trata-se do melhor programa de melhoramento genético de rebanhos do país. Seu objetivo é realizar a doação de doses de sêmens produzidos pela multinacional Alta Genetics, empresa parceira do programa, para posteriormente serem distribuídos para produtores agropecuários locais, sem nenhum custo.

O acordo de cooperação leva a biotecnologia do melhoramento genético para mais estados do Brasil. A Prefeitura de Campo Largo aderiu em 2022 ao Programa Mais Pecuária Brasil, com a assinatura do termo de cooperação técnica entre o município e a Confederação Nacional. E para consolidar a adesão ao programa, na manhã do dia 13 de janeiro foi lançada oficialmente, mais uma etapa do Programa Mais Pecuária Brasil, o maior programa de melhoramento genético da agricultura familiar brasileira. A solenidade online aconteceu via TV Conafer e contou com a presença de autoridades da Confederação e representantes de 42 municípios localizados em 16 estados. Entre eles estava o secretário municipal de Agricultura e Pecuária de Campo Largo, Celso Vedam.

Serão 600 inseminações por ano – com exame comprobatório da fêmea prenha – para melhorar a genética dos reprodutores e das fêmeas da cidade, o que é um trabalho a médio prazo. “Isso seria um custo alto para o produtor se ele fosse fazer de forma particular. Ele é um programa voltado para bovinos, mas como temos criações de búfalos na cidade, conseguimos incluir eles no projeto. São 2.400 fêmeas que passarão por este processo, sendo ainda mais cinco anos de programa pela frente. Esse programa irá fortalecer nossa pecuária e auxiliar a cidade como um todo. Sendo um macho gerado, favorece para ele ser um reprodutor, e sendo uma fêmea terá um ganho maior nas questões de leite e carne, por exemplo”, explica Celso.

O secretário também conta que todos os técnicos da pasta aguardam ansiosos e estão envolvidos para fortalecer o desenvolvimento da agropecuária daqui. A prefeitura já dispõe de um cadastro de pecuaristas, voltado para o controle de vacina destes animais, pelo qual será possível localizá-los. A intenção é compreender as criações dos pequenos produtores, mas o secretário não descarta a possibilidade de melhoramento genético para médio e grandes criadores também.

Vantagens – O propósito desta iniciativa é o melhoramento genético por meio da tecnologia de inseminação artificial para o desenvolvimento dos rebanhos bovinos de corte e leite dos agricultores familiares, visando o crescimento socioeconômico, gerando avanço no mercado agropecuarista, bem como a implementação de novas políticas públicas na região. O programa chega para trazer aos agricultores familiares e produtores rurais qualidade de processos, desenvolver expertise unindo o conhecimento do campo com a biotecnologia do melhoramento genético, o que sem dúvida trará melhoria da cadeia como um todo. Ele alcança todo o país, com a participação de municípios de diversos tamanhos.

Junto ao Governo Federal, Campo Largo dá continuidade ao desenvolvimento do Programa Mais Pecuária, iniciado em 2022 aqui na região e que contempla a doação dos sêmens, o material para realização e a mão de obra profissional. Tudo é levado às propriedades cadastradas que possuem criação de bovinos e bubalinos, para que as fêmeas sejam inseminadas.

“Sabe-se que os agricultores não têm recurso financeiro, nem informações e habilidade técnica, e eles terão acesso à mais alta genética com esse programa, o mesmo acesso que os grandes pecuaristas, o agro da pecuária têm. E a custo zero, não tem outro programa igual esse em todo o território nacional. A genética que está sendo desenvolvida e o trabalho da Conafer são ímpares, nunca houve um projeto assim antes e ele vai significar uma revolução genética”, finalizou o vice-presidente da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), Tiago Lopes.

Confira a solenidade online aqui.