Grande Curitiba

Campo Largo alerta para baixa imunização de bebês, crianças e adolescentes contra COVID

Município está com a vacinação aberta para estas faixas etárias desde antes do carnaval. Vigilância em Saúde convoca pais: "vamos acelerar a proteção de nossas crianças para darmos um ano seguro de convivência social aos pequenos campo-larguenses"
24 de fevereiro de 2023 às 13:18
(Foto: Divulgação/PMCL)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Campo Largo, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, convoca os pais e mães do município para que aproveitem a retomada das atividades e deixem em dia a vacinação de bebês, crianças e adolescentes. Desde o último dia 13 de fevereiro o município disponibiliza vacinas para a população infantil campo-larguense, devido ao recebimento de novas doses que o governo do Estado enviou. Estão contemplados na ampliação da vacinação:

– bebês a partir de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias;

– crianças de 5 a 11 anos de idade;

– 3ª dose de reforço para crianças de 10 e 11 anos de idade.

O Departamento reforça que para a faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos, o esquema é composto por 3 doses (D1, D2 e D3). “Vamos acelerar a proteção de nossas crianças para darmos um ano seguro de convivência social aos pequenos campo-larguenses, especialmente agora na retomada das atividades escolares. Essa medida amplia a proteção coletiva, pois serve para diminuir a transmissão do vírus”, indica a diretora da Vigilância em Saúde do município, Viviane Janz Moretti.

Onde vacinar as crianças contra Covid – Quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Campo Largo têm salas de vacina aplicando as doses contra Covid-19 exclusivamente para as crianças e adolescentes de até 11 anos de idade: UBS Rondinha, Cercadinho, Vila Glória e Botiatuva. O horário da vacinação é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. Para se vacinar em uma dessas unidades é necessário levar, além da certidão de nascimento, o CPF da criança, documento pessoal com foto do familiar ou responsável legal que está acompanhando a criança, Cartão SUS, comprovante de endereço e carteirinha de vacinação.

Na hora da vacinação a criança precisa estar acompanhada de um dos pais, ou do responsável legal, ou da pessoa que tenha autorização dos pais (carta de autorização). Os avós também podem acompanhar seus netos, mas precisam levar a certidão de nascimento da criança.

Importante – Caso você não consiga vacinar a criança no dia em que procurou a UBS, os próprios servidores providenciarão seu agendamento para que possa retornar ao local e tomar a dose. A impossibilidade pode ocorrer porque os frascos das vacinas precisam ser abertos e utilizados no mesmo dia, e na sua maioria, são frascos multidoses, evitando-se assim perda de vacina.

Aproveite a ida na UBS mais próxima de sua casa e também atualize o seu cadastro.

Dúvidas sobre o esquema vacinal e tipos de doses acesse AQUI

(41) 3291-5209 (Secretaria Municipal de Saúde)

156 (Ouvidoria da Prefeitura de Campo Largo)