Grande Curitiba

Vacina contra Influenza está liberada, a partir de hoje (15), para toda população de Campo Largo

Vigilância Epidemiológica do município amplia a vacinação para toda a população maior de 6 meses de idade. Na comparação a 2022, liberação acontece com um mês de antecedência
15 de maio de 2023 às 16:39
(Foto: Simoni Florencio / SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – A prefeitura de Campo Largo, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica – vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, informa que a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza neste ano está bastante adiantada, para alcançar mais pessoas em menos tempo, e antes do inverno. Depois de liberar os últimos grupos prioritários na semana passada, a partir de hoje, 15 de maio, a vacina contra Influenza (gripe), aqui no município, está liberada para toda a população.

Podem se vacinar desde crianças a partir de 6 meses de idade, até idosos, não há mais exclusividade para o público prioritário. Com doses em estoque suficientes e baixa procura, o município dá continuidade à campanha oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e oferece o imunizante trivalente em TODAS as Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h30 às 16h – a exceção é a sala de vacina da UBS Ferraria que funciona até 21h. Para a vacinação infantil é preciso apresentar um documento com foto e CPF dos pais ou responsáveis, além do documento de identificação da criança.

“O objetivo é prevenir o agravamento dos casos da doença, reduzindo sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19, além de reduzir a sobrecarga para os serviços de saúde. Ano passado foi liberado na metade de junho para a população em geral, já neste ano estamos conseguindo liberar ainda mais cedo”, conta Viviane Janz Moretti, diretora da Vigilância em Saúde de Campo Largo.

À medida que o município recebe as doses da campanha 2023 destinadas pelo governo do Estado, elas são distribuídas pela Divisão de Vigilância Epidemiológica entre todas as UBS urbanas de Campo Largo.

Influenza + Covid – A Secretaria Municipal de Saúde destaca a praticidade das campanhas simultâneas, uma vez que as duas vacinas podem ser aplicadas juntas, uma em cada braço. Então aproveite também a liberação, já desde o início de maio, das doses bivalentes contra a Covid-19 para o público 18+ e para jovens com 12 anos ou mais que possuem alguma comorbidade ou deficiência.

Para se vacinar contra Covid é necessário ter tomado pelo menos duas doses das vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca/Fiocruz, Pfizer ou Janssen), sendo a última dose com intervalo de, pelo menos, 120 dias. Lembre-se: o esquema vacinal completo contra Covid-19 sempre termina com a dose bivalente. Essa versão da vacina é a principal forma de prevenção e evita a forma mais grave da Covid-19.

Ainda NÃO participam da vacinação com dose bivalente as quatro salas exclusivas para vacinação infantil contra a Covid: UBS Rondinha, UBS Vila Glória, UBS Cercadinho e UBS Botiatuva. Todas as demais participam da Campanha 2023 e, paralelamente, continuam aplicando as doses monovalentes (Campanha 2022) para adultos e crianças que não completaram, ou nem sequer iniciaram, o esquema vacinal primário ou qualquer dose de reforço (Coronavac, Astrazeneca/Fiocruz, Pfizer ou Janssen).

Atenção – Procure a sua UBS de referência(mais próxima de casa) para se vacinar e aproveite a ida para atualizar seu cadastro, especialmente o número do celular. Leve CPF, Cartão SUS e comprovante de endereço.

Continue acompanhando os canais oficiais da Prefeitura de Campo Largo para mais informações das campanhas em vigor. A vacina é uma prevenção que derruba a disseminação de vírus e infecções, e pode salvar vidas!

Serviço:

(41) 3291-5209 (Secretaria Municipal de Saúde)

Endereços UBS’s.