Grande Curitiba

Parceria da Prefeitura com Provopar e Senai oferece curso de panificação gratuito

Inscrições começaram hoje, pois as aulas já iniciam em junho, na sede do Provopar que fica no centro de Campo Largo. As vagas são limitadas, então garanta a sua direto na Agência do Trabalhador
22 de maio de 2023 às 17:23
(Foto: Reprodução)

COM ASSESSORIAS – Maio encerra com uma oportunidade gratuita oferecida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) de Campo Largo e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Paraná. É o curso de Auxiliar de Serviços de Panificação, com o objetivo de criar habilidades em quem quer trabalhar com manipulação de alimentos e, especificamente, produção de panificadora/padaria. Atenção: este é um curso de formação profissionalizante, com conteúdos abrangentes que visam a formação profissional e também cidadã.

Na próxima segunda-feira, 29 de maio, se encerram as inscrições. Estão disponíveis 25 vagas e, para participar, é preciso se inscrever diretamente na Agência do Trabalhador do município – leve RG, CPF e comprovante de endereço atual. As inscrições são presenciais e o principal pré-requisito é a idade mínima de 14 anos.

O curso terá carga horária de 160 horas, sendo presencial com uma turma, e as aulas serão na sede do Provopar de Campo Largo, de segunda a sexta-feira, de 01 de junho a 28 de julho de 2023, no período da tarde (13h30 às 17h30). Os alunos aprenderão, durante os dois meses de aulas, conteúdos formativos divididos em duas unidade curriculares:

Formação Profissional (carga horária de 112 horas)

– Teoria da panificação – Forno, massadeira, divisora, batedeira, cilindro, modeladora, esteira, dosadora de água, câmara de fermentação, moinho de rosca, fatiadora e proveta; Máquinas e equipamentos para panificação – manutenção (corretiva, preventiva e autônoma); Receitas – pão francês, pão de hambúrguer, pão doce e pão de cachorro-quente. Ingredientes básicos para panificação/receita – Farinha de trigo, glúten, amido, água, sal, açúcar, gordura, leite, ovos, fermento; Processo de panificação – Balanceamento da receita; Cálculo de produção (porcentagem, cálculo do rendimento e encomenda); Amassamento; Hidratação; Fermentação (1ª e 2ª fermentação); Modelagem e forneamento; Acompanhamento do processo e avaliação; Higiene aplicada à manipulação de alimentos – Alimentação; Noções de microbiologia; Fontes de contaminação dos alimentos; O manipulador de alimentos e suas responsabilidades; Higiene no ambiente de trabalho e no preparo de alimentos.

Formação Cidadã (carga horária de 48 horas)

– Relações interpessoais; Saúde e segurança no trabalho; Meio ambiente; Ética e cidadania.

A oportunidade do Provopar e do Senai tem o apoio da Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Agência do Trabalhador de Campo Largo.

Serviço:

Auxiliar de Serviços de Panificação

Inscrições – de hoje 22/05 até 29/05

Local: Agência do Trabalhador (Rua Oswaldo Cruz, 735, Centro)

Aulas – segunda a sexta-feira

Duração curso – 01/06 até 28/07 de 2023

Horário: 13h30 às 17h30

Local: Provopar Campo Largo (Rua Desembargador Clotário Portugal, 842)