Grande Curitiba

Prefeito Maurício Rivabem participa de anúncio do Governo sobre liberação de 500 milhões para municípios

Rivabem disse que o próximo passo é avaliar com a equipe do governo municipal o valor da captação de recursos e para quais projetos serão destinados.
20 de junho de 2023 às 16:35
(Foto: Ari Dias/ AEN)

COM ASSESSORIAS – O prefeito Maurício Rivabem participou nesta segunda-feira (19) de uma reunião no Palácio Iguaçu onde foi feito o anúncio da liberação de R$ 500 milhões para municípios com mais de 80 mil habitantes.

O recurso será viabilizado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que captou fundos nacionais e internacionais, em parceria com o programa Paraná Pró-Cidades, da Secretaria das Cidades (Secid), do Governo do Estado.

O valor será destinado para ações voltadas à energia renovável, água e saneamento, saúde, mobilidade urbana, infraestrutura social e urbana, agricultura sustentável, cidades sustentáveis, eficiência energética, educação, gestão de resíduos sólidos, inovação, turismo, patrimônio cultural, inclusão financeira e mercado de trabalho.

Além disso, também podem ser apoiados projetos de desenvolvimento urbano e rural, infraestrutura portuária, mitigação dos efeitos da mudança climática e estudos de viabilidade e projetos executivos.

“A proposta do programa é estruturar cidades de médio e grande porte do Paraná, tanto no Interior quanto na Região Metropolitana de Curitiba. Estamos ofertando mais uma alternativa de financiamento a longo prazo, com recursos captados de fundos nacionais e internacionais, para melhorar e organizar nossas cidades”, disse o governador Ratinho Junior.

Financiamento – As linhas de crédito variam de seis a 25 anos de prazo, conforme o tipo de financiamento. Projetos ligados à sustentabilidade, desenvolvimento urbano e energia renovável apresentam as melhores condições.

O prefeito Maurício Rivabem disse que o próximo passo é avaliar com a equipe do governo municipal o valor da captação de recursos e para quais projetos.

“É uma linha de crédito muito importante para o desenvolvimento das cidades. Vamos trabalhar para trazer as melhores condições de financiamento para Campo Largo”, afirmou.

O diretor do BRDE no Paraná, Wilson Bley Lipski, explicou que as linhas vão contar com recursos nacionais e internacionais, captados pelo BRDE junto a instituições como o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Banco Mundial, Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Fundo Europeu de Desenvolvimento e Caixa Econômica Federal.

Cidades – O programa atenderá as cidades de Almirante Tamandaré, Apucarana, Arapongas, Araucária, Cambé, Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Londrina, Guarapuava, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Sarandi, Toledo, Umuarama, Francisco Beltrão e Pato Branco.

Parceria – O BRDE já trabalha com linhas de crédito voltadas a municípios, mas a parceria com o programa Paraná Pró-Cidades é inédita. O Estado e a instituição financeira atuam juntos em outras áreas. O banco assinou recentemente um protocolo de intenções com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Fundação Araucária para apoio a projetos de pesquisa tecnológica nos termos propostos pelo Fundo Verde e de Equidade do BRDE. A prospecção de investimentos soma cerca de R$ 1,5 bilhão em novos negócios esse ano no Paraná.

Presenças – Participaram do evento o vice-governador Darci Piana; os secretários estaduais do Planejamento, Guto Silva; da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros; da Saúde, Beto Preto; do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge; da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; do Turismo, Marcio Nunes; e de Justiça e Cidadania, Santin Roveda; o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves; a superintendente do Paranacidade, Camila Mileke Scucato; os deputados estaduais Hussein Bakri, Gugu Bueno, Márcia Huçulak, Anibelli Neto, Artagão Junior, Maria Victória, Goura, Mara Lima, Thiago Bührer e Alisson Wandcheer; e prefeitos das cidades que podem captar os recursos.