Prefeito Maurício Rivabem recebe equipe da AMEP em reunião sobre Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI)
COM ASSESSORIAS – O prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem, recebeu na última terça-feira (27) parte da equipe da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP) que apresentou o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
O PDUI tem como objetivo abordar temas de interesse público compartilhados entre os municípios, como planejamento territorial, mobilidade metropolitana, meio ambiente, recursos hídricos, habitação de interesse social e desenvolvimento social e econômico. A elaboração desse planejamento é uma exigência do Estatuto da Metrópole (Lei Federal 13.089/2015), que busca orientar o desenvolvimento sustentável das regiões metropolitanas.
Com a contratação do consórcio Urbetc Technum, vencedor do processo licitatório, espera-se que o PDUI seja concluído em 18 meses.
Mais diálogo – O prefeito Maurício Rivabem parabenizou a iniciativa da AMEP porém, enquanto vice-presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), reforçou o pedido de muitos gestores municipais à abertura de diálogo e mais autonomia dos municípios com relação ao desenvolvimento urbano.
“Não queremos tomar decisões ou autorizar liberações que prejudiquem o meio ambiente, por exemplo, mas precisamos de confiança e abertura para que o desenvolvimento econômico e urbanístico das nossas cidades seja possível”, disse Maurício Rivabem.
O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Fernando Galarza, e o diretor da secretaria, Juarez Carvalho, se colocaram à disposição da equipe da AMEP para que Campo Largo possa contribuir com a realização das etapas da PDUI, que contemplam oficinas, capacitações técnicas, fornecimento de dados e informações, participação de audiências públicas, entre outras ações.
Audiência pública – A próxima etapa que envolve diretamente os municípios é a realização de uma audiência pública no dia 26 de julho. Até lá, Campo Largo deverá ter nomeado cinco representantes do município para participação. “Já estamos nos organizando para cumprir os pedidos e contribuir para a execução do Plano”, disse o diretor Juarez Carvalho.