Grande Curitiba

3ª Audiência Pública sobre Transporte Coletivo traça novos planos para a ampliação do serviço no município

A Prefeitura de Campo Largo realizou a 3ª Audiência Pública sobre o Transporte Coletivo com a presença de autoridades da Administração Municipal e população em geral. Demandas foram trazidas pelos cidadãos e melhorias foram definidas para prestação do serviço público.
9 de agosto de 2023 às 16:34
(Foto: SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Campo Largo realizou na noite de terça-feira (08) a 3ª Audiência Pública do Transporte Coletivo, na Câmara Municipal. O objetivo foi o de debater e trazer melhorias ao transporte público coletivo, assim como apresentar o planejamento da Administração Municipal para a ampliação da mobilidade urbana no município.

A audiência contou com a presença do secretário de Ordem Pública de Campo Largo, Samir Moussa, equipe do DepTran, autoridades do Legislativo Municipal, lideranças de bairros e população em geral. A data, horário e local da realização foram amplamente divulgados nos meios de comunicação oficiais da Prefeitura.

A 3ª audiência faz parte das etapas do desenvolvimento da nova concessão do transporte público que visa melhorar o serviço em Campo Largo, atender os bairros e contemplar o maior número de usuários, com segurança, qualidade e agilidade.

O projeto para a melhoria do transporte público teve início em 2022 com a realização de duas audiências no ano passado, uma pesquisa de campo com mais de 400 entrevistados, uma pesquisa online com mais de 1.300 participantes, além da composição de uma comissão multidisciplinar com técnicos de diversas secretarias municipais e visitas técnicas a outros municípios, para identificar projetos de referência em qualidade do transporte público.

Participação popular – Ao todo, 58 pessoas acompanharam a audiência na qual foram abordados diversos aspectos que compõem a nova licitação do transporte público, programada para ter início no primeiro bimestre de 2024. Esta nova concessão, almejando uma melhoria substancial, foram estabelecidas diretrizes fundamentais.

Dentre as medidas, merece destaque a proposição de reativação de linhas e expansão dos serviços prestados, assegurando que nenhum atendimento, atualmente disponível, será interrompido. Uma ênfase relevante foi direcionada à apresentação da identidade visual dos ônibus, visando aprimorar a experiência dos usuários e a identificação da frota municipal.

Bilhetagem – Outro aspecto importante foi a determinação de que o sistema de bilhetagem passe a ser administrado pela prefeitura. Essa decisão proporcionará um controle mais rigoroso e efetivo sobre o funcionamento do sistema de transporte público em sua totalidade.

Eventuais atrasos e problemas mecânicos nos veículos poderão ser prontamente monitorados e fiscalizados, assegurando um serviço mais confiável e responsivo.

Ainda durante a audiência, foi submetido à Câmara Municipal de Campo Largo um projeto de lei que visa a aplicação de penalidades à empresa concessionária em caso de infrações, tais como atrasos ou outras problemáticas que afetam a qualidade do serviço e, principalmente, o cidadão campo-larguense.

Mais etapas – O próximo estágio consiste na conclusão dos ajustes finais e na detalhada elaboração do Termo de Referência, junto ao projeto básico e o novo Edital de Concessão. Uma vez efetuadas as adequações, o edital será devidamente publicado, sinalizando o início do processo licitatório. Assim, tanto o edital quanto os documentos pertinentes estarão acessíveis ao público em geral, permitindo uma análise transparente e participativa por parte da população e das instâncias externas envolvidas.

Esclarecimentos – A audiência buscou alcançar seu objetivo essencial: esclarecer a comunidade sobre o funcionamento da nova concessão do transporte público. Isto permitiu à população compreender como os problemas atuais enfrentados por muitas pessoas serão abordados e resolvidos.

“A clareza oferecida durante a audiência também fortaleceu a colaboração e o envolvimento da comunidade nesse processo de transformação. Isso estabelece uma base sólida para a implementação bem sucedida das mudanças propostas, com o conhecimento compartilhado, ajudando a construir um sistema de transporte público coletivo mais eficiente e benéfico para todos”, concluiu o secretário de Ordem Pública de Campo Largo, Samir Moussa.

Estiveram presentes, além do secretário da pasta, o secretário municipal de Comunicação Social e Tecnologia da Informação, Flávio Barszcz, o diretor de Transporte Público do município, Caio de Oliveira Motta, o engenheiro civil da Secretaria Municipal de Ordem Pública, Luiz Felipe Gomes Dellaroza, o consultor da Imtraff Engenharia e Mobilidade, consultoria responsável pelos estudos e desenvolvimento dos projetos em parceria com a prefeitura, Kaio Mesquita, os vereadores Pedro Barausse, João Carlos Ferreira, João Freita, Leandro Chrestani, e os cidadãos campo-larguenses e representantes dos moradores dos bairros.