Grande Curitiba

Idosos do interior do município participam de oficinas de convivência e integração

Palestras e rodas de conversa têm como objetivo a promoção da saúde, cultura e do fortalecimento de vínculos da população idosa.
30 de agosto de 2023 às 16:47
(Foto: Divulgação SMDS)

COM ASSESSORIAS – Teve início neste mês de agosto a realização de oficinas de convivência e integração voltadas aos idosos que moram no interior de Campo Largo. O encontro com o primeiro grupo aconteceu no último dia 22, no Itambezinho, comunidade que fica a mais de 30 quilômetros do centro.

As oficinas são previamente agendadas e têm como objetivo a promoção de mais saúde, cultura e fortalecimento de vínculos da população idosa. Além do Itambezinho, palestras, rodas de conversa e atividades recreativas serão levadas para as localidades de Bateias, Três Córregos, São Silvestre, São Pedro e Santa Cruz.

Envelhecimento feliz – As atividades foram desenvolvidas por uma equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Itambezinho, pela equipe multidisciplinar de saúde, membros do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Eles falaram sobre o Estatuto do Idoso, qualidade de vida para um envelhecimento saudável, uso correto de medicamentos além de promoverem uma dinâmica que ressaltou a importância do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

A realização da próxima oficina está prevista para a localidade de Santa Cruz, no dia 26 de setembro, às 13h00, no salão da Igreja perto da UBS. Não precisa se inscrever previamente.

População idosa – A Prefeitura estima que 23 mil pessoas têm 60 anos ou mais em Campo Largo. Políticas públicas para garantir a qualidade de vida desta faixa etária são essenciais para uma velhice feliz e saudável. Em fevereiro deste ano, a Prefeitura inaugurou o Centro de Convivência do Idoso Jerônimo Stoco ´Momi´, um espaço criado para a oferta de aulas, oficinas, palestras, rodas de conversa, bailes e eventos. O Centro de Convivência do Idoso Jerônimo Stoco ´Momi ´ fica na rua XV de Novembro, 1882, no centro, e abre de segunda a sexta das 08h às 12h e das 13h às 17h.

Os quatro CRAS do município (Ferraria, Popular Nova, Rivabem e Jardim Meliane) também promovem oficinas e atividades de fortalecimento de vínculos para os idosos. Além disso, a Casa Lar do Idoso Flávio Augusto Borges, que fica na Vila Elisabeth, recebe pessoas idosas vítimas de violência. O local é mantido 100% com recursos do município onde, atualmente, vivem 14 pessoas.