Araucária encabeça ações de fortalecimento das políticas públicas de vacinação

COM ASSESSORIAS – Um levantamento do Ministério da Saúde divulgado em 2022, mostra que os índices de cobertura vacinal do Brasil que chegaram a 97% em 2015, caíram a 75% em 2020. Com isso, muitas doenças que já haviam sido erradicadas no país estão voltando a ser um problema grave de saúde pública. Para reverter a queda na cobertura vacinal, o Ministério da Saúde convocou Estados e Municípios para atuarem em conjunto.
As novas diretrizes do Ministério da Saúde incluem a formação de profissionais de saúde para a identificação, mapeamento e planejamento de ações dentro dos municípios para o aumento da cobertura vacinal de grupos populacionais socialmente vulneráveis, migrantes e pessoas hesitosas em se vacinar.
Diante disto, a Secretaria Municipal de Saúde de Araucária (SMSA) foi escolhida pelo Estado do Paraná para capacitar os 29 municípios da 2ª Regional de Saúde Metropolitana. Esta formação tem o objetivo de capacitar multiplicadores para o fortalecimento das Políticas Federais de Saúde Pública para a Vacinação. A primeira Oficina de formação teve início nesta terça-feira (12) e será realizada durante toda esta semana.
O secretário de Saúde, Bruno Rodelli Mendes Fontes diz que Araucária possuiu uma organização de trabalho para a vacinação da população que vai desde o trabalho feito nas unidades de saúde, até as ações conjuntas com com outras secretarias. “Nosso trabalho aqui no município é exemplo no Estado do Paraná e este foi o motivo pelo qual Araucária foi convidada para ter essa função tão importante de capacitar tantas pessoas para esse papel tão importante”.