Grande Curitiba

Projeto Pequenos Conselheiros formou sua primeira turma

Realizado na E.M. José Alexandre Sávio, projeto-piloto deu origem a cinco mini-conselhos que visam melhorar a vida escolar
16 de outubro de 2023 às 16:53
(Foto: Dori Prata (SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – Na última quarta-feira (11) aconteceu na Escola Municipal José Alexandre Sávio, localizada no bairro Jardim Social, a primeira formatura dos Pequenos Conselheiros.

Realizado pela Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria de Educação e em parceria com a equipe psicossocial da pasta, o projeto-piloto tem como objetivo desenvolver nas crianças o sentimento de pertencimento na sociedade.

Com a ajuda dos professores, os estudantes puderam identificar problemas relacionados ao ambiente escolar e assim foram criados cinco mini-conselhos: Frequência Escolar, Horta e Alimentação, Manutenção e Prevenção, Esporte e Lazer, e Meio Ambiente.

Segundo a pedagoga Priscila Michelletto, o projeto Pequenos Conselheiros visa ensinar às crianças a função de um conselho. “A gente viu que melhorou o índice de frequência e algumas situações de conflitos gerados entre eles”, disse. “O projeto foi de grande importância para esse amadurecimento das crianças enquanto cidadãos e na busca para solucionar problemas de formas mais amenas”, conclui a pedagoga.

No dia da formatura, os estudantes tiveram a oportunidade de entregar uma carta simbólica com algumas demandas sociais às autoridades presentes, como a secretária de Educação, Dorotéa Stoco, e o prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem. “Agora vocês fazem parte do conselho que vai gerir essa escola”, declarou o prefeito. “Nós precisamos, sim, dessa consciência e vocês estão tendo uma grande oportunidade, a oportunidade de poder tomar decisões.”

O estudante Rian dos Santos, 12 anos, comemorou a oportunidade de participar do projeto Pequenos Conselheiros. “Achei o projeto muito legal, fiquei bastante feliz de a gente ter sido a primeira escola a participar, aprendi muitas coisas”, conta.

Modelo integral – Participaram do projeto 67 estudantes, sendo 31 do 4º ano e 36 divididos em duas turmas do 5º ano, todos da E.M. José Alexandre Sávio. A Escola atende período integral, das 7h30 às 17h00, para turmas do 4º e 5º anos do ensino fundamental.