Grande Curitiba

Unidades de Saúde do interior terão horário ampliado dos atendimentos médicos em 2024

Medida já está em vigor e atende antigo pedido da população local. Secretaria de Saúde fez ajustes e mudança permanente alcança as cinco UBS rurais
11 de janeiro de 2024 às 16:46
(Foto: Divulgação / SMS)

COM ASSESSORIAS – Desde o início desta semana está em funcionamento, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do interior do município, uma ampliação no horário dos atendimentos realizados pelos médicos. A alteração foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde a pedido dos moradores das localidades, é válida nas UBS rurais de Itambezinho, São Pedro, São Silvestre, Três Córregos e Santa Cruz, e será permanente.

“Agora o que mudou é que vão ocorrer atendimentos médicos desde às 8h até às 17h da tarde, porque mudamos os horários de deslocamento da equipe de médicos e enfermeiros, levando em consideração o tempo de deslocamento para chegarem em cada unidade”, explica Danielle Fedalto, secretária de Saúde de Campo Largo.

Reivindicação antiga – Era um pedido antigo dos campo-larguenses que moram no interior e usam os serviços das unidades. A ampliação do horário significa o atendimento da equipe completa no horário integral de funcionamento.

Os atendimentos dos médicos e enfermeiros do município no interior exigem o deslocamento deles até cada região. Anteriormente a essa mudança, as unidades já abriam às 8h e fechavam às 17h (como todas as outras UBS), com a equipe técnica que morava na região, porém os profissionais que se deslocam chegavam mais tarde, levando os atendimentos médicos a começarem mais tarde também – em média das 10h às 15h.

Mudança no horário de saída e chegada – Para a implementação dessa novidade a equipe de médicos e enfermeiros que se desloca para as UBSs rurais passará a sair do Centro Administrativo às 6h quando o destino for São Pedro e São Silvestre (percurso mais longo), e sair do mesmo local às 7h quando a rota for para Três Córregos e Santa Cruz. Além disso, muda também o horário de saída deles do interior: todos retornam na mesma van às 17h para o centro. A Secretaria de Saúde destaca ainda que não teve ampliação de profissionais, apenas remanejamentos internos.

Para mais informações sobre a Saúde Municipal acompanhe os canais oficiais da prefeitura de Campo Largo.

 

UBS ÁGUAS CLARAS REABRE NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA, DIA 16 DE JANEIRO

As equipes da Prefeitura seguem trabalhando para recuperar a Unidade Básica de Saúde (UBS) Águas Claras, atingida na tarde do último domingo (07) por um incêndio de pequenas proporções originado na sala de reuniões e rapidamente controlado pelo Corpo de Bombeiros. A parte da frente do prédio foi tomada pela fuligens e ela está fechada para atendimentos desde segunda-feira (08).

O objetivo das equipes da Secretaria Municipal de Saúde é que tudo esteja limpo, organizado e pronto para receber a população novamente na terça-feira, dia 16 de janeiro, no horário normal das 8h às 17h. O forro, uma parede e o piso da área frontal tiveram que ser totalmente lavados, bem como parte dos mobiliários e equipamentos das salas atingidas. A estrutura elétrica passa por completa revisão e conserto.

A UBS Águas Claras realiza em média 200 atendimentos por dia, desde consultas médicas e odontológicas à vacinação. Até a reabertura, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a população deve buscar atendimento nas unidades que ficam nos bairros próximos Vila Glória e Botiatuva (endereços abaixo). A SMS também está em contato com os pacientes que tinham horário agendado para remanejamentos.

Felizmente, ninguém ficou ferido no incidente e houveram perdas apenas de medicamentos.

SERVIÇO:

UBS Amadeu Mazzo (seg a sexta – 8h às 17h)
Rua João Stukas, 3237, Botiatuva

UBS Vila Glória (seg a sexta – 8h às 17h)
Rua Belo Horizonte, 165, Vila Glória