Grande Curitiba

Casa so+ma de Campo Largo recebeu 59,2 toneladas de recicláveis em 2023

Em seus primeiros meses de atividade em frente ao CIOSP, a iniciativa da ESG Tech parceira da Prefeitura Municipal recebeu uma quantidade significativa de resíduos recicláveis
23 de janeiro de 2024 às 15:28
(Foto: Arquivo/SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – Desde maio de 2023 o município de Campo Largo conta com a casa so+ma, iniciativa que alia tecnologia e ciência comportamental para incentivar a reciclagem e as atitudes socioambientais.

Localizado em frente ao CIOSP, no centro da cidade, o espaço surgiu do apoio da SIG Group e da ESG Tech so+ma e nada mais é do que um container amarelo aonde a população pode entregar materiais recicláveis que rendem pontos e podem ser trocados por cursos profissionalizantes, produtos de higiene pessoal e mantimentos, ou ainda ser doados para ONGs.

Além da casa so+ma, o programa também atua nas escolas municipais de Campo Largo. Com o apoio da Secretaria de Educação, os alunos recebem créditos por levarem seus recicláveis e os pontos que eles acumulam podem ser trocados por materiais escolares, brinquedos, ingressos para o cinema e vale-cultura.

Ano passado foi o primeiro ano de atuação da iniciativa em Campo Largo e o saldo da casa so+ma foi excelente, com mais de 59,2 toneladas de materiais reciclados recolhidos. O resultado, mês a mês, foi o seguinte:

Mês / Volume (kg) / Recicláveis mais recebidos no mês

Abril / 2

Maio / 2.003 / 51% – eletrônicos (computador, celular, tablet, etc…)

Junho / 5.555 / 32% – eletrônicos (computador, celular, tablet, etc…)

Julho / 7.267 / 41% – papel e papelão

Agosto / 6.047 / 49% – papel e papelão

Setembro / 13.252 / 32% – vidro

Outubro / 8.963,12 / 39% – papel e papelão

Novembro / 7.878 / 40% – papel e papelão

Dezembro / 8.263,7 / 39% – papel e papelão

A importância da reciclagem – Atuando através da transformação de resíduos recicláveis em insumos e produtos, a reciclagem se tornou um processo fundamental para a sustentabilidade nas cidades. Graças à prática, a sociedade pode reduzir o acúmulo de lixo em aterros sanitários, além de colaborar para a conservação de recursos naturais, como a água e matérias-primas.

Já do ponto de vista econômico, o processo de reciclagem contribui para a geração de empregos, através das cooperativas, e serve como incentivo para a economia circular, por meio da sustentabilidade.

So+ma no Paraná – Além de Campo Largo, o Programa so+ma vantagens é realizado em Curitiba, em parceria com a GSI, Prefeitura Municipal de Curitiba, além do apoio da SIG Group que investiu na construção de toda a infraestrutura necessária para incubar a cooperativa, envolver a comunidade e adquirir as recompensas para as trocas do programa.

Cada casa so+ma recebe os materiais recicláveis da população e conta com um atendente que auxilia na pesagem dos resíduos e na computação dos pontos. As unidades destinam os materiais recebidos para cooperativas da região em que estão inseridas.

Para se cadastrar no Programa so+ma vantagens em Campo Largo ou Curitiba, ou saber mais sobre o programa, acesse www.somavantagens.com.br.

SERVIÇO:

Casa so+ma Campo Largo

Local: Em frente ao CIOSP

Endereço: Rua do Centenário, 2245, Centro

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados das 9h às 13h