Grande Curitiba

Ecoponto Metropolitano: Nova opção de descarte de lixo reciclável em Campo Largo

O Ecoponto Metropolitano é um contêiner para descarte de restos de resíduos sólidos, como de construção civil, mobiliários inservíveis, restos de poda de árvores e limpeza de jardins, eletroeletrônicos, recicláveis, óleo de cozinha e gordura já utilizados.
5 de fevereiro de 2024 às 17:03
(Foto: Divulgação/PMCL)

COM ASSESSORIAS – Na última quinta-feira (01), foi inaugurado o Ecoponto Metropolitano, no bairro do São Braz, em Curitiba, que além de Campo Largo, também atenderá os moradores Campo Magro e Almirante Tamandaré. A localização do ponto de coleta foi escolhida próximo ao limite dos municípios com a capital, para que fosse de fácil acesso, e também para ajudar na preservação do Rio Passaúna.

O Ecoponto Metropolitano é um contêiner para descarte de restos de resíduos sólidos, como de construção civil (caliça), madeiras, mobiliários inservíveis, restos de poda de árvores e limpeza de jardins, eletroeletrônicos, recicláveis, óleo de cozinha e gordura já utilizados. A entrega de resíduos é gratuita e de responsabilidade do cidadão de levar até o local, sendo disponível até um metro cúbito de descarte por pessoa, por dia.

O Ecoponto foi inaugurado pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca e contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Campo Largo, Juarez Butture. Butture destacou que o novo equipamento é uma excelente alternativa para o descarte correto de resíduos sólidos. “É mais uma opção para o campo-larguense destinar corretamente restos de obras, mobiliários, entre outros materiais que não servem mais. Esta parceria auxilia na qualidade de vida e na manutenção da natureza aqui da nossa região”, disse.

Além do secretário, também acompanhou a inauguração o diretor-geral da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Hélio Marzani.

Visão integrada – De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Curitiba, este é o 12º equipamento do gênero instalado. Como os municípios acolheram bem a ideia, a meta agora é criar outras unidades de Ecoponto Metropolitano, nos limites com outras cidades da Grande Curitiba.

Também acompanharam a inauguração o controlador Geral do Municípiode Curitiba, Daniel Conde Falcão Ribeiro; os vereadores Nori Seto, Rodrigo Reis, Mauro Bobato, Hernani da Silva e Oscalino do Povo; os diretores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba, Giovando Romanini, Jean Brasil (Superintendência de Obras e Serviços) e Edélcio Marques dos Reis (Departamento de Limpeza Pública); o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro de Souza; os secretários municipais Silvano Buzato (Agricultura, Asbatecimento e Meio Ambiente de Almirante Tamandaré), Juarez Butture de Oliveira (Desenvolvimento Econômico e Turismo de Campo Largo) e Cláudio Campos (Secretaria de Turismo de Campo Magro); o diretor da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), Cezar Augusto do Nascimento; os administradores regionais Simone da Graça das Chagas Lima (Santa Felicidade) e Fernando Wernek Bonfim (Bairro Novo); o responsável pelo Ecoponto, Wilson Talamini, e o supervisor dos Ecopontos, Lucas Zanella (Cavo).

Coleta municipal – O município de Campo Largo oferece, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o serviço de coleta de materiais inservíveis, como móveis velhos e quebrados. Esta coleta é feita exclusivamente por meio de agendamento: (41) 3291-5132 e (41) 3291-5137 (whatsapp).

Já o agendamento para a coleta verde (galhos, árvores e outros resíduos verdes) é feito por outros canais: número 156, ou pelos telefones 0800 645 0506 ou (41) 3291-5137 (whatsapp). A solicitação leva, em média, de 10 a 15 dias úteis. E é preciso ficar atento: folhas e gramas colocadas em sacos plásticos e misturadas com terra, pedra, não podem ser recolhidas. O mesmo vale para resíduos misturados com lixo.

Ecoponto Metropolitano

Tipo: Misto, que recebe materiais descartáveis sólidos recicláveis ou não

Endereço: Rua da Independência, 340, no bairro São Braz, Curitiba.

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 8h às 12h; e das 13 às 17 horas.