Grande Curitiba

Campo Largo já emite nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)

Novo documento substitui o RG e foi implantado em nível nacional no ano de 2022, em alguns estados, como no Paraná. Principal objetivo da nova Carteira de Identidade Nacional é acabar com a duplicidade na identificação do cidadão.
7 de fevereiro de 2024 às 16:38
(Foto: Dori Prata)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria de Ordem Pública de Campo Largo, pelo Instituto de Identificação, já está confeccionando a nova Carteira de Identidade Nacional desde final de 2023. O novo documento tem o CPF como principal número de identificação e segue um padrão único, com o intuito de banir a duplicidade na identificação do cidadão e reduzir o número de fraudes de documentos pessoais.

Muito mais eficiente na hora da apresentação da documentação individual, a CIN traz todos os números do cidadão de maneira unificada. Foi desenvolvida com alta tecnologia pelo Serpro, para o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e utiliza a chamada “blockchain” (que sincroniza dados com a Receita Federal) na comunicação de dados, junto a um QR Code que pode agregar várias informações sobre a pessoa.

Pela nova CIN é possível acessar informações pessoais como prontuários no SUS, benefícios assistenciais, registro no INSS, dados fiscais, tributários, obrigações políticas, alistamento eleitoral e até mesmo o voto. Muitas das crianças brasileiras podem possuir a CIN já que, desde 2017, é obrigatório incluir o CPF nas certidões de nascimento, no país.

Emissão – É confeccionada no Instituto de Identificação localizado dentro da sede do CIOSP e o cidadão deve comparecer portando a certidão de nascimento ou de casamento e um documento com o número do CPF regularizado.

A Carteira de Identificação Nacional possui um prazo de validade que varia conforme a faixa etária: cinco anos para crianças de zero a 12 anos incompletos; 10 anos para pessoas com idade entre 12 e 60 anos incompletos; e indeterminada para aqueles que têm mais de 60 anos.

Após o órgão de identificação emitir o documento físico, é possível obter a versão digital da CIN direto no celular. Para isso, basta adicionar a carteira no aplicativo Gov.br, no ambiente “carteira de documentos”.

A nova tecnologia garante a impossibilidade de alterar ou falsificar as informações registradas que estão compartilhadas entre a Receita e os órgãos de identificação. Com a nova CIN, o cidadão não poderá fazer novas identidades em outros estados, por exemplo. Os dados valem para todo país.

A emissão da CIN se dá através do endereço eletrônico: www.policiacivil.pr.gov.br/Pagina/Carteira-de-Identidade-Nacional, a partir das 9h15, de segunda a sexta-feira. Em Campo Largo, a equipe do Posto 53 de Identificação da Polícia Civil do Paraná atende para agendamento prévio no prédio do CIOSP, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, somente para menores de dois anos de idade, pessoas acima de 60 anos e para pessoas com deficiência (PcD). A primeira via da CIN é gratuita e até 2032 todos os brasileiros precisarão obrigatoriamente portar o novo documento.

Para quem tem o RG com mais de 10 anos, é obrigatório fazer a nova CIN. O Instituto agenda 32 documentos/dia.

SERVIÇO:

Instituto de Identificação da Polícia Civil
Posto 53 – Campo Largo
Endereço: Rua do Centenário, 2245, Centro (prédio do CIOSP)
Expediente: Segunda a sexta-feira / 8h às 12h – 13h às 17h
Contato: (41) 3393-3139 e (41) 3291-5139