Ações de prevenção no trânsito buscam conscientização nas primeiras semanas de aula

COM ASSESSORIAS – Agentes de fiscalização de trânsito, junto à Guarda Municipal, realizam durante as primeiras semanas de aulas em Campo Largo, ações de conscientização e prevenção de acidentes nas ruas da cidade. Eles entregam para pais e responsáveis um material informativo sobre como agir de maneira correta e adequada na hora de levar e buscar os filhos na escola.
O material é um folder de fácil visualização e compreensão, que está sendo entregue nos horários de entrada e saída.
O secretário da pasta pública, Samir Moussa, reforça que toda a ação de conscientização e prevenção no trânsito precisa da ajuda e apoio da sociedade, tanto para salvar a vida do motorista como do pedestre. “Estamos, todos os anos, engajados com a missão de transformar nossa cidade num lugar 100% seguro, onde todos os motoristas sigam ordenadamente as regras de trânsito para o bem e a ampliação da segurança viária”, reforçou ele.
Observatório – Campo Largo tem parceria firmada com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e, para este ano, a campanha de conscientização tem como tema “Paz no trânsito começa por você”.
Para o Maio Amarelo, serão divulgadas pesquisas e dados na tentativa de chamar a atenção para a autorresponsabilidade no trânsito.
Motocicletas – Dados do Data SUS apontam que o Brasil teve média de 33 óbitos por dia de motociclistas, entre 2012 e 2021. O trânsito brasileiro é um dos mais violentos do mundo e os motociclistas estão entre as principais vítimas. No Brasil, 119.735 motociclistas morreram entre os anos de 2012 e 2021, a primeira década de ações para a redução de mortos e feridos no trânsito, estipulada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
A segurança e a prevenção de acidentes com motociclistas é uma preocupação da Secretaria Municipal de Ordem Pública e do Departamento de Trânsito. O Corpo de Bombeiros do 7º Grupamento, que faz as operações no município, registrou os seguintes números num comparativo entre os anos de 2022, 2023 e 2024 até o momento:
– 275 colisões e atropelamentos no município em 2022 – 144 envolvendo motocicletas;
– 306 colisões e atropelamentos no município em 2023 – 202 envolvendo motocicletas;
– 21 colisões e atropelamentos no município de 01/01/2024 até o momento – 16 envolvendo motocicletas.
Especialmente na hora da entrada e saída de crianças e adolescentes nas escolas, a atenção com motociclistas deve ser redobrada, pois os acidentes constumam acontecer pela pressa das atividades do cotidiano.
Mais dados nacionais revelam que 33 motociclistas morrem todos os dias no trânsito brasileiro e a maioria dessas vítimas são homens (89%) e jovens, entre 20 e 24 anos (18% das vítimas), deixando famílias, amigos e todas as possibilidades e bons momentos que uma vida pode oferecer para trás.
Do total de óbitos em 2012, 28% eram motociclistas, e, em 2021, mais de um terço (35%) das vítimas eram também motociclistas.
A vulnerabilidade é um ponto de atenção e pode ser comprovada pelo perfil de internações. Segundo uma análise de 2023, feita pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), com dados de 2008 a 2018 (10 anos), apenas 10% dos motociclistas internados por conta de sinistros de trânsito recebem alta hospitalar sem prejuízos ou incapacidades física ou motora. Ou seja, as chances de sair ileso são bem pequenas.
A Polícia Rodoviária Federal, em 2023, relatou que 28.245 motociclistas ficaram feridos, sendo que 8.253 em estado grave. É uma média de 77 feridos por dia nas rodovias federais.
Trânsito de todos – Por isso é importante que cada condutor faça a sua parte no trânsito, com empatia, atenção e respeito às leis. Os motociclistas devem usar sempre os equipamentos de segurança, como o capacete, luvas e jaquetas refletivas.
Já os motoristas devem ficar atentos ao seu entorno, aos pontos cegos e evitar manobras bruscas, protegendo principalmente os motociclistas, ciclistas e pedestres.
A segurança no trânsito é uma responsabilidade compartilhada entre todos nós.
“Paz no trânsito começa por você.”