Grande Curitiba

UPA de Campo Largo tem nova diretoria

Profissionais estão trabalhando há cerca de dois meses para diminuir o tempo de atendimento e melhorar o serviço prestado à população
18 de março de 2024 às 17:34
(Foto: Camila Prado (SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – Desde o início de janeiro de 2024 a Unidade de Pronto Atendimento Dr. Attilio de Almeida Barbosa Júnior (UPA 24h) de Campo Largo conta com uma nova equipe gestora. O grupo visa diminuir o tempo de atendimento aos pacientes, além de melhorar o serviço prestado à população.

Para isso, a unidade está passando por um processo de transição, com uma grande reestruturação em sua equipe médica. Já nos primeiros meses de 2024, foram 17 admissões de médicos para a UPA, profissionais aprovados em concurso que entraram em substituição aos contratados por PSS (Processo Seletivo Simplificado). E, ainda, estão em processo de admissão ou chamamento, mais 4 profissionais.

Segundo o novo Diretor Clínico da UPA, Mattheus Lopes Pereira, por se tratarem de pessoas com um plano de carreira, é possível para a administração pública investir em capacitação e desenvolvimento profissional.

Formado em medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mattheus tem quatro anos de experiência na emergência e internamento e regulação, assumindo agora como o responsável por coordenar a equipe médica da UPA de Campo Largo.

Ele contará com a colaboração da Diretora de Urgência e Emergência do município, a enfermeira Andrea Fernandes Difieri. Com mais de 19 anos de experiência em Unidades de Tratamento Intensivo da rede privada e sendo especializada em pacientes críticos, ela se formou pelo Conselho de Enfermagem de Montana, nos Estados Unidos.

Andrea ressaltou o momento delicado enfrentado não só por Campo Largo, mas por Curitiba e outros municípios da região metropolitana. Nos últimos meses a região viu um crescimento significativo nos casos de gripe, dengue e COVID-19, o que tem levado muitas pessoas com sintomas parecidos a procurar as Unidades de Pronto Atendimento dessas cidades.

Conforme explicado pela secretária municipal de Saúde, Danielle Fedalto, o resultado entregue por essa equipe gestora está na diminuição no tempo de espera na UPA registrado em março, em relação ao mês anterior. Isso é reflexo das medidas adotadas nos últimos meses, como adaptações na escala de médicos conforme a demanda. Outro fator está no cuidado prestado na atenção primária, realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O terceiro nome desta nova etapa da UPA é o de Carla Mendonça Silva. Respondendo como Diretora de Departamento de Apoio Operacional ao Serviço de Urgência e Emergência, Carla é fisioterapeuta e trabalha na Prefeitura desde 2006.

UBSs – Campo Largo conta atualmente com 18 Unidades Básicas de Saúde, com seus horários de atendimento indo das 8h às 17h — exceto nas unidades Dr. Dante Castagnolli e Ferraria, que funcionam até às 22h.

Servindo como porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS), é importante que o cidadão recorra à UPA apenas em caso de emergência e urgência, como traumatismos, infartos e derrames. Como o atendimento neste local é feito por Classificação de Risco, casos menos graves terão um menor nível de prioridade, fazendo com que eventuais casos que envolvam risco de morte sejam atendidos antes.

SERVIÇO:

(41) 3291-5209 (Secretaria Municipal de Saúde) ou 156 (Ouvidoria da Prefeitura de Campo Largo)

Unidade de Pronto Atendimento Dr. Attilio de Almeida Barbosa Júnior

R. Francisco Xavier de Almeida Garret, 141 – Atendimento 24 horas.

Endereços UBSs.