Grande Curitiba

Psicólogos do município conversam com adolescentes sobre Saúde Mental

Os profissionais que atuam na equipe da Divisão de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde, foram a duas escolas estaduais para falar sobre temas como ansiedade, depressão e bem-estar
27 de março de 2024 às 17:06
(Foto: Camila Prado)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria de Saúde de Campo Largo realizou de 18 a 20 de março a Semana Municipal da Valorização da Vida em duas escolas estaduais. A equipe multidisciplinar que atua na Divisão de Saúde Mental conversou com os adolescentes sobre bem-estar na Escola Estadual Geraldina da Mota, Vila Dona Fina, no distrito da Ferraria, e no Colégio Estadual Professora Albina Novak Muginoski, no bairro Águas Claras.

A coordenadora da Divisão de Saúde Mental Daiane do Rocio Batista, os psicólogos Mariane Soares Bastos Negoseke e Célio Tavares Paes e a assistente social Márcia Romovicz da Silva Souza passaram aos estudantes do 8º ano  do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nas duas escolas, recomendações sobre como os jovens podem lidar com as emoções e controlar a ansiedade, a importância da prática de exercícios físicos, entre outras informações.

Os profissionais também falaram sobre os serviços de Saúde Mental disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde no CAPS II, CAPS AD, Ambulatório de Saúde Mental e ambulatório infanto-juvenil. O psicólogo Célio, que palestrou na escola da Vila Dona Fina, também tirou dúvidas dos jovens sobre ansiedade e a busca de ajuda para pessoas que passam por sofrimento emocional.

A estudante Pamela Elizabeth da Silva Pereira, de 15 anos, disse que a conversa foi muito importante não apenas para ela, mas para todos os colegas. “Eu já passei por tratamento no CAPS e sei que ainda tem muitas pessoas que criticam ou têm preconceito quando se fala de saúde mental. Mas é uma coisa muito importante, porque ninguém sabe o que o outro está passando, tanto psicologicamente, quanto fisicamente, e criticam pela aparência, […] foi muito importante para mim e tenho certeza que para outras pessoas também é”, conta.

A diretora da Escola Estadual Geraldina da Mota, Tatiana Hasse, disse ser de grande valia as orientações dos profissionais para os estudantes que passam por um período de mudanças intensas. “Os adolescentes precisam desse diálogo. A fase já é complicada, com eles tentando entender o que está acontecendo na cabeça e no corpo. Cada um teve a sua criação e aqui na escola misturam-se as realidades. Palestras e conversas dão ao estudante o espaço que eles precisam para falar o que sentem e ajudam a nós, professores, a transmitir bons valores, para eles se relacionarem melhor e resolverem os conflitos”, destacou diretora.

Ações  – A Semana Municipal de Valorização à Vida é realizada em março em Campo Largo e visa a conscientização da sociedade sobre a importância da defesa da vida e do combate à violência, por meio de campanhas e palestras. A semana foi criada pela Lei Municipal n.º 3507, assinada em 2022 pelo prefeito Maurício Rivabem.

A coordenadora da Divisão de Saúde Mental, Daiane do Rocio Batista, lembra: “o segredo da vida não é ter tudo o que você quer, mas amar tudo o que você tem. A dor é inevitável, o sofrimento é opcional. Procure ajuda se estiver passando por momentos de dificuldades”.

Onde buscar ajuda
– De acordo com dados fornecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, todos os anos mais de 700 mil pessoas tiram a própria vida. Entre os jovens de 15 e 29 anos, essa já é a quarta principal causa de mortes, ficando atrás apenas dos acidentes de trânsito, tuberculose e violência interpessoal.

Aqueles que estiverem passando por momentos de dificuldades devem procurar ajuda:

Caps AD (serviço de porta aberta)

Endereço: Rua Joanim Stroparo, 114, Vila Bancária

Telefone: (41) 32915274

Caps II (serviço de porta aberta)

Endereço: Rua Francisco Xavier de Almeida Garret, s/n, Vila Bancária

(41) 32915276

Ambulatório Saúde Mental (com encaminhamento médico)

Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 1415

(41)3291- 5247

Ambulatório Infanto Juvenil (com encaminhamento médico)

Unidade da Mulher e da Criança

Endereço: Rua Haroldo Hein, 2412, Aparecida

Telefone: (41)3291 5280

Centro de Valorização à Vida ligue 188.