Grande Curitiba

Campo Largo Conectada: 56 pontos de acesso à internet estão espalhados pela cidade

Os pontos de Wi-Fi gratuito estão em praças, parques e ginásios de diversos bairros, além de distritos e localidades do interior do município. São mais de 20 mil acessos de usuários por mês.
10 de abril de 2024 às 16:32
(Foto: Simoni Florencio (SMCSeTI)

COM ASSESSORIA – O acesso gratuito à internet é uma realidade em 56 pontos espalhados por Campo Largo. O projeto Campo Largo Conectada, implementado pela diretoria de Tecnologia da Informação, da Secretaria Municipal de Comunicação Social e TI (SMCSeTI), da Prefeitura de Campo Largo, oferece uma ferramenta que permite aos moradores da cidade utilizar pontos públicos de Wi-Fi, integrando também o cidadão aos serviços on-line disponibilizados pelo município.

O Campo Largo Conectada está em locais como o Parque da Lagoa, o Parque Newton Puppi, na estação-tubo Ferrari, na praça do bairro Itaqui, assim como no Ginásio de Esportes Romano Zanlorenzi, no mesmo bairro. Há também pontos de acesso em diversas praças como na dos Bancários, na Vila Bancária, na praça da Polônia, nas praças dos bairros Popular Nova e Popular Velha, na recém-revitalizada praça do Partênope, entre outras.

Além disso, das dezenas de pontos em toda a cidade, seis estão em regiões afastadas do centro, como nos distritos de Bateias, Três Córregos e São Silvestre, e nas localidades de Santa Cruz, Taquaral e Dom Pedro.

Como utilizar – Para acessar o Campo Largo Conectada, o usuário deverá identificar o ponto de acesso Wi-Fi mais próximo (cada ponto atende um raio de aproximadamente 80 metros), ativar o Wi-Fi do seu celular e selecionar a rede Campo Largo Conectada. O sistema, então, abrirá uma tela, ou solicitará que o usuário clique para abrir a tela (isso depende da versão do smartphone do usuário) para que ele possa se cadastrar. Caso o usuário já tenha feito o cadastro, o sistema apresentará campos de autenticação de nome de usuário e senha. Quando o usuário se autenticar, inicialmente, receberá um aviso da Prefeitura (campanhas pré-configuradas) e, posteriormente, o acesso à internet.

Segundo o diretor de Tecnologia da Informação da SMCSeTI, Erikson Fearrini, desde o lançamento do Campo Largo Conectada em 2020, já são 55.130 usuários cadastrados e, em média, 24 mil acessos mensais. “Em setembro de 2023, por exemplo, chegamos a 27.326 acessos totais”, conta.

Educação Conectada – Para além dos espaços abertos, a diretoria de Tecnologia da Informação também implementou nos últimos anos o Wi-Fi em todas as escolas da rede municipal, com a instalação de 141 pontos de acesso à internet via Wi-Fi. A expansão, agora, será nos locais de atendimento ao cidadão como o Departamento de Trânsito (Deptran), o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), entre outros.