Grande Curitiba

Obra de grande porte se inicia na Avenida dos Expedicionários, no bairro Itaqui

Pavimentação deve melhorar a acessibilidade na região, sendo um pedido da população que circula no local. Apesar do tráfego intenso, inicialmente a obra não terá bloqueios de trânsito. A administração municipal solicita compreensão dos motoristas
29 de abril de 2024 às 17:17
(Foto: Maykon Brantes / SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), informa que inicia nesta terça-feira, dia 30 de abril, uma obra de grande porte para nova pavimentação na Avenida dos Expedicionários e na Rua Teodoro Augustyn (trecho entre a PR 423 e a Avenida Fritz Ervin Schmidt), no bairro Itaqui.

Os equipamentos chegaram hoje (29) no local e o início dos serviços será nesta semana. A extensão total da obra, de eixo a eixo, cobrirá 1.193 metros e o cronograma é de 12 meses. Contudo, a expectativa da empresa executora da obra é finalizar bem antes do esperado, a depender das condições climáticas favoráveis. A execução também está sujeita a alterações e eventos fortuitos causados pelas intempéries climáticas e emergências, conforme as necessidades.

A obra – Com recursos oriundos do PARANACIDADE, vinculado à Secretaria de Estado das Cidades (SECID), serão investidos mais de R$ 3 milhões no trecho que receberá serviços de pavimentação, com reperfilamento e recape em Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ) no pavimento existente, bem como pavimento novo que exige a realização de sub base, base e camada em CBUQ (somente em áreas que passarão por alargamento). Também estão previstas terraplanagem, drenagem, escavação, meio fio e, por fim, a sinalização (tanto horizontal quanto vertical) e paisagismo.

Sérgio Schmidt, engenheiro da SMDU e fiscal da obra, ressalta que os serviços iniciam pela drenagem, a partir da Avenida Fritz Ervin Schmidt, onde a tubulação é maior. A obra será realizada pela empresa VDL que já fez outras obras no município como a Avenida Bom Jesus, a estrada Mato Grosso na Ferraria e a Avenida Campo Largo.

“Apesar do prazo previsto, a obra não terá troca do pavimento (o que causa mais intervenção) e sim um reperfilamento na camada asfáltica, o que é feito com maior rapidez. A Avenida dos Expedicionários receberá alguns alargamentos pontuais para inclusão de faixa de estacionamento, e nestes locais será colocado asfalto novo”, explica o fiscal da obra.

Os serviços serão realizados pelas equipes específicas destinadas pela Prefeitura, de segunda à sexta-feira, sempre observando as condições do clima. A substituição do asfalto e toda a obra acontece devido à precariedade atual das vias, resultado do tráfego intenso no trecho. Segundo estudo da SMDU, ali é um caminho bastante utilizado por quem vem de municípios vizinhos como Balsa Nova e Araucária, além dos moradores de bairros populosos no entorno, normalmente em direção ao centro do município.

“Toda a ação acontecerá a partir de maio e, mesmo com máquinas e trabalhadores no local, não será preciso – neste primeiro momento – interferir no tráfego. Só pedimos atenção e cuidado dos motoristas e da população com as equipes que atuam no local. Sabendo das obras, ao passar por ali é preciso ter cautela e contribuir para um trânsito melhor, seja no carro, no ônibus ou caminhando nas vias. Essa obra trará segurança, conforto ao rolamento e uma drenagem dimensionada para suportar a água da chuva, em todo o trecho”, finaliza o engenheiro.

Compartilhe essa notícia com quem passa pela região e acompanhe novidades da obra nos canais oficiais da Prefeitura.