Grande Curitiba

Encontro debateu reestruturação do Roteiro Turístico da Ferraria

Mobilizando a comunidade do distrito, rede está dedicada a promover o protagonismo dos empreendimentos da Ferraria
7 de maio de 2024 às 16:10
(Foto: Arquivo SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – Em 23 de abril, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e a Fundação Alphaville Empreendedores realizaram o 4º Encontro da Reestruturação do Roteiro Turístico da Ferraria, na TAU Vivências.

Nele, o objetivo foi retomar o trabalho em conjunto, fomentando o roteiro turístico da região por meio de novos produtos que sejam atraentes para o público.

O encontro foi ministrado pela turismóloga e educadora socioambiental, Priscila C. Braga, que ressaltou a importância da troca de experiências entre os participantes e da rede de incentivo ao turismo local. Para isso, foi estipulado a criação de três grupos:

Grupo 1: Identidade e História – Visando registrar o passado do bairro, constatou que a Ferraria costuma ser visitada por cicloturistas e que as festas nas igrejas são um bom chamariz a visitantes.

Grupo 2: Mapeamento – Fará a delimitação do território do projeto, assim como garantir que os grupos trabalhem em conjunto.

Grupo 3: Sustentabilidade e Infraestrutura – Trata da divergência entre a legislação ambiental e o território, assim como não poder haver comércio na região por ser uma Área de Preservação Ambiental (APA).

Para as próximas etapas da Reestruturação do Roteiro Turístico da Ferraria, está previsto a criação de um nome para a rede de apoio; a presença de um profissional para explicar aquilo que pode ou não ser feito na região; criação de um estatuto para que, com a entrada de novos integrantes, eles saibam o que foi definido anteriormente.

Segundo a diretora do Departamento de Turismo de Campo Largo, Bernadeth Kulka, a ideia proposta para validar o objetivo da rede foi “promover o protagonismo da comunidade da Ferraria na reorganização do território, tornando-o fortalecido em sua identidade e história, com seus empreendimentos mapeados e articulados para o turismo”, contou.

Turismo sustentável – O projeto de Reestruturação do Turismo na Ferraria e entorno é uma iniciativa desenvolvida por meio da parceria entre a Fundação Alphaville e a Prefeitura Municipal de Campo Largo que objetiva fortalecer o protagonismo das comunidades empreendedoras da Ferraria, em prol do desenvolvimento do turismo sustentável, a partir da valorização da identidade e história da região, do mapeamento turístico e de melhorias da infraestrutura.

O projeto iniciou-se em 2023 através da realização de um diagnóstico, da formatação de vídeos e também da realização de reuniões participativas em que foram elencadas fragilidades socioambientais do território. O grupo de participantes se articulou de modo protagonista para o desenvolvimento de um trabalho em rede.

Próximos encontros – Em 22 de maio será realizado um novo encontro, na Escola Rural Mato Preto e no dia 25 de junho será feita uma visita técnica na Rota das Colônias, em São José dos Pinhais e local ainda a definir.

Mais informações: Departamento de Turismo, Das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h, (41) 3291-5229.