Grande Curitiba

Escritório de Compras Públicas orienta empresários interessados em participar de licitações

Segundo encontro promovido pelo Escritório de Compras Públicas faz parte da jornada "Conversa com Empresários" que terá ainda mais três encontros até o final de julho
6 de junho de 2024 às 16:17
(Foto: Gabriela Portela / SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – “É bem mais simples do que a gente pensa, mais fácil e também mais acessível. Acho que mais pessoas deveriam participar porque é uma oportunidade incrível”, disse Maria Luisa Manosso, da Tocos & Trecos. Junto com Tierry Waski, também proprietário da mesma empresa, eles participaram da segunda capacitação voltada para empresários do Município que aconteceu na manhã de ontem (05), no auditório da Prefeitura. “Comparecemos e foi tudo ótimo, bem organizado, com informações muito claras e úteis. Com certeza vamos tentar fornecer produtos para a prefeitura”, comentou Tierry motivado.

Chamado de “Conversa com Empresários: Aprenda a Vender com a Prefeitura”, o encontro promovido pelo Escritório de Compras Públicas (ECP) de Campo Largo, em parceria com o Sebrae/PR, cresceu e tomou nova estrutura, como explica Hellen Tsantilas Goldenstein, diretora da Secretaria Municipal de Administração: “Estamos no meio de uma capacitação que é, na verdade, uma jornada. Vamos ter mais três encontros dentro dessa jornada para realizar com os empresários todo o processo licitatório”.

Jornada – Esta é a primeira jornada e terá quatro encontros, unindo os grupos. A ideia da equipe é de, até o quarto módulo, realizar a simulação de um pregão para que todos os cerca de 60 participantes possam vivenciar na prática. Os próximos já estão marcados:

10/06/24 – Módulo 2: Como vender para o Governo com sucesso
05/07/24 – Módulo 3: Como montar seu preço de vendas
19/07/24 – Módulo 4: Aprenda na prática o processo de um pregão

As capacitações trazem explicações do fluxo das licitações (interno e externo), de como lidar com o sistema e participar neste portal (via autoatendimento), da possibilidade de impugnações, dos cuidados com nota fiscal e de como manter a documentação em dia. Inclusive, as dúvidas recorrentes dos interessados são sobre formação de preço para participar do processo licitatório e documentação.

Por isso, Giancarlo Pienaro Prado, advogado e consultor do Sebrae-PR, destaca a importância de buscar se capacitar. “Estamos participando dessa jornada aqui em Campo Largo com explicações de como vender para a Prefeitura, um ótimo negócio, com grandes oportunidades. A Prefeitura está focada, em parceria com o Sebrae, para levar esses conhecimentos para os empresários, mas não adianta participar só por participar de uma licitação. É preciso estar apto, saber como funciona o processo todo. Existe uma legislação e uma burocracia necessárias para a transparência, afinal estamos falando de dinheiro público. Mas o empresário estando por dentro, com documentação em dia, com preço de venda bem formado, consegue entrar nesse nicho e vender para órgãos públicos”.

Outro destaque é que os Microempreendedores Individuais (MEIs) também contam com mais um serviço de suporte gratuito, a Sala do Empreendedor. O espaço pode ajudar especialmente quem nunca emitiu notas fiscais, por exemplo, orientando como fazer.

Como participar – Quem já está inscrito e participou do Módulo 1 não precisa se inscrever para estas datas futuras, a turma já está fechada. E quem ficou interessado, mas não participou ainda, já pode se programar para a 2ª edição da jornada que já tem previsão de início, será em agosto deste ano. Procure o Escritório de Compras Públicas no telefone (41) 3291-5038 e realize uma pré-inscrição, deixe seu contato para a equipe abrir a próxima turma. Lembrando que as vagas são limitadas.

“Nosso trabalho é desmistificar a participação nas licitações. Não são processos complicados, é bem tranquilo de participar quando se aprende como funciona, e não gera custo alto, atualmente, para as empresas. Hoje está em torno de R$ 40,00 para entrar e o empresário pode participar de licitações de até um milhão de reais, ou mais”, compara Alex Cunico da Rocha, coordenador do ECP.

Criado a partir de uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Secretaria de Administração, o Escritório é uma forma de incentivo à economia local, abrindo espaço para que qualquer empresa possa vender para o Município. Vinculado à Secretaria Municipal de Administração, o Escritório atende de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Não perca essa oportunidade! Compartilhe com outros empresários e participe!