Grande Curitiba

Primeiros meses de 2024 tiveram redução de crimes no comparativo com 2022 e 2023 em Campo Largo

Entre ao menos cinco municípios da RMC, Campo Largo obteve o menor número de veículos furtados e o menor número geral de veículos roubados. Dados também revelam queda de roubos em residências e comércios, aumento de veículos recuperados e da execução de mandados de prisão
11 de junho de 2024 às 11:41
(Foto: Simoni Florencio / SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – Com base nos dados da Secretaria de Estado e Segurança Pública do Paraná (SESP-PR), Campo Largo é um dos municípios mais seguros da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Essa é a conclusão de recente levantamento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) de Campo Largo, vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública e coordenado por servidores da Guarda Municipal de Campo Largo.

A estrutura localizada no centro, ao lado da Escola Municipal Reino da Loucinha, foi pioneira no sul do país (RS, SC e PR) quando, em 2020, Campo Largo se tornou a primeira cidade a implementar uma “Muralha Virtual”, com uso de Inteligência Artificial no controle de circulação de veículos, servindo como modelo para outras cidades devido à sua eficiência no apoio à segurança pública.

O levantamento das estatísticas atuais compara os quatro primeiros meses de 2024 com 2023 e 2022. “E destacamos o aumento do cumprimento de mandados de prisão, uma integração nossa com o Ministério da Justiça para o combate às mais diversas modalidades de prática criminal. Por meio da plataforma de monitoramento Córtex constatamos que o aumento foi superior a 100% em relação ao mesmo período do ano anterior (2023), e aumentou 33% em comparação ao mesmo período de 2022. E detalhe: mais de 80% dos mandados de prisão advindos da integração foram cumpridos pela Guarda Municipal, com um total de 85 prisões em menos de quatro anos de existência do CIOSP”, explica Samir Moussa, secretário municipal de Ordem Pública.

Tais resultados do CIOSP comprovam que o uso de inteligência policial, aliada à tecnologia, e o movimento cada vez maior de integração das forças de segurança pública, rende bons frutos. Com um trabalho intenso e as ferramentas do CIOSP à disposição, a Polícia Civil e demais forças de segurança do município reduziram os índices de homicídios de 51 casos em 2022 para 19 em 2023, por exemplo. Também no ano passado, Campo Largo registrou o menor índice de criminalidade da RMC, além do menor número de homicídios dos últimos 13 anos. E segue trabalhando para manter tais resultados em 2024.

Este ano o índice de furtos, em geral, no Município caiu 27% no comparativo ao mesmo período de 2022, e teve um pequeno aumento em relação a 2023. Já os roubos, em geral, reduziram 47% na comparação ao mesmo período de 2022, e 15% em relação a 2023.

Veículos – Dentre os furtos e roubos em cinco municípios da RMC – Araucária, Pinhais, Fazenda Rio Grande, São José dos Pinhais e Almirante Tamandaré, Campo Largo obteve o menor número de veículos furtados e o menor número geral de veículos roubados. Dentre todos os municípios comparados, a média total se aproxima de 30 veículos subtraídos (furtados + roubados). Já Campo Largo teve somente 18 veículos subtraídos. Destaque também para o aumento de 13% no número de veículos recuperados, em relação ao mesmo período do ano anterior.

No que se refere a furtos, nestes primeiros meses de 2024 a cidade teve redução de 50% em comparação com o mesmo período de 2023, e redução de 42% em relação a 2022. Já a quantidade de veículos roubados manteve-se igual em comparação ao mesmo período do ano anterior (2023), e apresentou pequena elevação em relação a 2022.

Residências – Neste quesito o levantamento mostra uma redução de 19% nos furtos, em comparação com o mesmo período do ano de 2022, e um pequeno aumento em relação a 2023. Já com relação aos roubos a redução foi de 33%, em comparação com o mesmo período de 2022, e em comparação a 2023 o número se manteve igual.

“Neste ano, até o momento, somente um roubo a residência foi registrado dentro da Muralha Virtual e, através do nosso sistema, foi possível localizar o veículo autor do crime”, conta Fabiano de Arruda Bianchinho, coordenador do CIOSP Campo Largo.

Comércios – O registro do levantamento é de uma redução de 50% nos furtos em comércios locais, na comparação com o mesmo período do ano de 2022, e uma redução de 40% em relação ao ano passado (2023). Com relação aos roubos, houve uma redução de 60% em comparação ao mesmo período de 2022, e um pequeno aumento em relação a 2023.

Entenda como funciona – A partir das imagens de várias câmeras distribuídas estrategicamente pela cidade, um software com diversas ferramentas de análise é alimentado. Assim, o setor de inteligência do CIOSP cruza dados constantemente e, desta forma, consegue identificar, por exemplo, quando um veículo foi utilizado no cometimento de crimes. Isso permite que os órgãos de segurança pública sejam acionados e uma operação tenha início.

Os dados coletados por estas câmeras são compartilhados – em tempo real – com várias plataformas de segurança pública, podendo ser acessadas pela Polícia Federal, Força Nacional, ABIN, Exército, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Centro Integrado de Comando e Controle Regional do Paraná (CICCR), entre outros. Em contrapartida, o CIOSP de Campo Largo possui acesso aos dados gerados por estas agências, criando assim uma Muralha Virtual contra o crime, indo muito além das fronteiras do município.

Os índices positivos em segurança pública são resultados, principalmente, de uma integração ativa entre as forças de segurança – Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Poder Judiciário e outros. Entre os trabalhos recentes, o CIOSP está atuando, junto com a PRF, no recebimento, tratamento e repasse de informações ao serviço operacional da Guarda Municipal e da Polícia Militar, o que resultou em quase duas toneladas de drogas apreendidas em menos de seis meses. Também o CIOSP auxilia a Guarda Municipal no cumprimento da Lei Federal nº 11.340/2006, a “Lei Maria da Penha”, com o monitoramento dos veículos de agressores cadastrados.

O coordenador do CIOSP também destaca o papel do cidadão nestes bons resultados: “Quando acontece um furto ou roubo de veículo, por exemplo, a população já entendeu e confia que o CIOSP dará uma pronta resposta. Nossa Central de Controle Operacional recebe diversas ligações/denúncias nos telefones da Guarda Municipal, coleta informações detalhadas e repassa à nossa equipe de inteligência que, rapidamente, faz o tratamento dessas informações no sistema. O CIOSP está trabalhando 24 horas por dia, sete dias por semana, para trazer e garantir a segurança para o campo-larguense”, finaliza.