Estudantes da E.M. José Sávio e do IFPR visitam o Horto Municipal
COM ASSESSORIAS – Visando integrar os componentes curriculares ao Projeto Horta e Alimentação Saudável, nos dias 29 e 30 de agosto a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (SMAP) recebeu no Horto Municipal os estudantes da Escola Municipal José Sávio.
O aprendizado fora da sala de aula é uma ferramenta valiosa para complementar o ensino formal e proporcionar aos alunos uma experiência prática e interativa. Por isso, a visita realizada por 120 estudantes dos 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental foi uma oportunidade para explorarem diferentes ambientes e formas práticas que poderão ser implementadas na escola e em suas casas, reforçando o conteúdo aprendido em sala de aula de uma forma dinâmica e envolvente.
Durante o evento, a equipe da SMAP recepcionou os estudantes em quatro estações: horta diversificada, cultivo de maracujá, compostagem e minhocultura, e importância do consumo de hortaliças e frutas.
A escola foi escolhida por possuir um espaço privilegiado e assim será possível ampliar a horta existente e reativar sua composteira. Segundo o Engenheiro Agrônomo Homero Cidade, dentre os maiores interesses demonstrados pelos estudantes estava o cultivo de hortaliças de ciclo curto, para poderem utilizar em um projeto que está sendo conduzido na escola.
A escola então recebeu um pote com matrizes de minhocas vermelhas. Como explicou o técnico agrícola da SMAP, Everton Bastos, as minhocas agem como colaboradoras no processo de compostagem, com o produto da compostagem processado por elas resultando no húmus de minhoca, que é um adubo orgânico excelente para as hortaliças.
Por fim, a nutricionista Franciele Manfroi apontou os benefícios de uma alimentação que prioriza descascar alimentos e não apenas abrir embalagens. As crianças participaram de uma atividade sensorial, onde tiveram a oportunidade de usar o tato, olfato e paladar para perceber as hortaliças vistas anteriormente na horta.
Na avaliação da equipe da escola, a visita foi de grande valia para os estudantes e professores envolvidos no Projeto Horta e Alimentação Saudável. “Os estudantes tiveram a oportunidade de sair do ambiente escolar e vivenciar uma experiência significativa,” salientou a pedagoga Priscila do Rocio Miqueletto Ossowsky.
IFPR – Já nos dias 2 e 11 de setembro, a recepção foi com 20 estudantes do curso de Tecnologia em Agroecologia, do Instituto Federal do Paraná (IFPR). A visita ao Horto Municipal serviu como campo experimental para as turmas do IFPR, onde uma planta de adubação verde chamada aveia preta foi manejada com um rolo-faca para a formação de cobertura no sistema de plantio direto.
A atividade está contemplada no Programa de Inovação na Agricultura e conta com a parceria estratégica do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e do IFPR. Essas parcerias estão baseadas em termos de convênio e mostram a importância do trabalho integrado entre várias instituições.
Os estudantes e professores fizeram uma série de medições e avaliações qualitativas da área que subsidiarão a sequência dos trabalhos. Além da utilização de maquinários adequados à realidade da agricultura familiar campo-larguense.
SERVIÇO:
Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (SMAP)
Telefone: (41) 3291- 5865 / 5866 / 5867 / 5868 / 5869
Horário: 8h às 12h e 13h às 17h
Endereço: Avenida Ayrton Senna da Silva, 3.460, Ouro Verde
Horto Municipal de Campo Largo
Telefone: (41) 3291-5223 / 5851
Horário: 8h às 11h30, e das 13h às 16h30
Endereço: Avenida Cristina, 300, Popular Nova