Campo Largo zera atendimentos da Coleta Verde e diminui o tempo de espera
COM ASSESSORIAS – Para garantir a saúde e o bem-estar dos moradores, bem como a segurança, a sustentabilidade e até mesmo o desenvolvimento socioeconômico da cidade, a limpeza urbana é um aspecto fundamental. Porém, isso não significa recolher apenas o lixo orgânico ou reciclado que é produzido pela população.
Em Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), a Prefeitura mantém o serviço da Coleta Verde, um serviço essencial cujo objetivo é recolher resíduos vegetais como folhas, galhos, troncos e restos de podas de grama, assim como detritos de madeira, oriundos das limpezas de jardins, quintais e demais áreas verdes. Esse serviço evita que tais resíduos orgânicos – com potencial de aproveitamento – venham a ser destinados em aterros sanitários, garantindo que possam efetivamente ser reciclados.
Para onde vai? – A pasta coordena o serviço que é realizado por empresas terceirizadas e o material recolhido é levado para o Horto Municipal onde é triturado e depois submetido a um processo de decomposição natural que pode durar até cinco meses, para assim ser transformado em composto orgânico.
O resultado deste processo é utilizado para forrar canteiros da cidade e no próprio Horto Municipal, além de hortas comunitárias, CMEIs e Escolas Municipais, outros colégios, Associações de Moradores e demais locais que precisam de adubação, aplicação de mudas ou arborização.
Como funciona – Qualquer cidadão de Campo Largo tem direito ao serviço, que pode ser solicitado pelo WhatsApp da Secretaria de Meio Ambiente no número (41) 3291-5137, ou também pelo telefone 0800 645 0506. Outra opção é agendar online, neste mesmo portal, clicando aqui. Nesse caso é preciso estar logado no sistema.
Para agilizar o atendimento a SMMA solicita aos requerentes que informem os dados pessoais básicos (como CPF e endereço) e indiquem o tipo de resíduo a ser recolhido, preferencialmente enviando/anexando fotos e estimativa de quantia. Os solicitantes também devem separar corretamente os resíduos e deixá-los em frente de casa, em local de fácil acesso, mas apenas no dia anterior à coleta para que não inicie o processo de deterioração.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Thiago de Lima Teixeira, reforça a importância da disponibilidade daqueles que entregam pessoalmente seus resíduos vegetais no Horto Municipal. “Abrimos essa possibilidade no começo deste ano e tem sido muito ágil e eficaz porque, dessa forma, o cidadão contribui com todo o processo da limpeza pública. Além disso, ao levar direto para o Horto o munícipe contribui com a redução do transporte destes resíduos, permitindo o deslocamento da equipe da Coleta Verde para regiões mais afastadas, ou para atender casos que exigem prensa e tritura, ou ainda para quem realmente não tem como transportar seus resíduos”.
O secretário destaca ainda que, atualmente, o serviço da Coleta Verde não possui mais demanda reprimida, pois conseguiu zerar a fila de atendimento. As equipes estão, neste momento, atendendo as solicitações com o tempo de espera para recolhimento do material girando entre cinco e sete dias úteis.
Faça sua parte, seja pedindo a retirada de resíduos, seja levando-os diretamente ao Horto Municipal. Compartilhe e colabore para que todos juntos mantenham Campo Largo limpa e segura.
SERVIÇO:
Coleta Verde
Solicitação por agendamento quando não for possível levar até o Horto
Telefones: 0800 645 0506 ou (41) 3291-5137 (WhatsApp)
Entrega de resíduos de jardinagem e poda
Horto Municipal de Campo Largo
Endereço: Av. Cristina, 300, bairro Popular Nova
Horário: de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30