Grande Curitiba

Prefeitura promove Mostra Cultural nos CMEIs e escolas municipais

Exposições dos trabalhos feitos com os alunos ao longo do ano acontecem todo fim de ano e promovem ainda mais integração dos pais com as instituições
14 de novembro de 2024 às 13:53
(Foto: Thatiana Bueno / SMCSeTI)

Começou neste mês a Mostra Cultural “A Natureza da Criança e União Faz a Vida”, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Ela acontece dentro das instituições de ensino municipais de Campo Largo e revela aos pais os projetos realizados pelas crianças e aprendizados adquiridos ao longo de 2024, incentivando a curiosidade, o respeito à natureza e a importância do trabalho em equipe.

A partir de um cronograma, a Mostra Cultural é um evento especial que acontece sempre nos finais dos anos letivos, a cada ano com um tema diferente. Segundo Leidy Paula Grande, coordenadora da Divisão de Educação Infantil da SME, a de 2024 celebra a infância e a conexão das crianças com a natureza, realizada em parceria com o programa União Faz a Vida, da cooperativa de crédito Sicredi.

“A Mostra também tem o objetivo de promover valores de cooperação e cidadania entre as crianças, estimulando o respeito pelo meio ambiente e o desenvolvimento integral desde cedo. Cada escola e CMEI oportunizou atividades exploratórias, proporcionando às crianças ampliarem seu conhecimento sobre o meio ambiente e a importância de preservar os recursos naturais”, disse.

Saiba mais sobre o projeto A Natureza da Criança, desenvolvido este ano, nesta matéria.

Ponto de vista dos pais – Quem visitou a Mostra nesta quarta-feira (13) foi Elaine Souza, mãe de Davi Emanoel e Nicolas Gabriel, que são alunos do CMEI Marilene Domingas Sphair. “Um dos meus pequenos chegou em casa falando muito de abelhas e eu não entendi bem de onde vinha aquela curiosidade. Agora vendo a Mostra entendi o trabalho que estava sendo feito pelas professoras. Essa Mostra é importante para acompanhar o que os filhos estão aprendendo na escola”, comentou durante a visita.

O CMEI Marilene Domingas Sphair, localizado no bairro Rivabem, é uma das escolas da rede municipal que recebeu o projeto A Natureza da Criança e que já tem um jardim com uma colmeia de abelhas-sem-ferrão. Dele surgiu grande parte dos trabalhos e do interesse dos alunos. Elas já estão produzindo mel e Elaine provou junto com os filhos, durante a Mostra, um pouquinho de pão com mel que estava disponível.

“Esse projeto trouxe ainda mais proximidade com a comunidade, e intimidade das crianças com a natureza. Aqui felizmente temos pais e mães presentes, que acompanham e são interessados nas nossas atividades. Esse ano focamos no projeto das abelhas, pois entendemos que a Educação Infantil é uma sementinha que plantamos neles, para as próximas etapas de ensino que virão à frente”, destacou a diretora do CMEI, Andrea Miranda.

Sendo assim, a Secretaria de Educação convida todos os pais, mães e responsáveis para que prestigiem a Mostra Cultural e conheçam as práticas feitas pelas crianças dentro dos CMEIs e Escolas Municipais, conforme o cronograma abaixo: